30 DEZ 2022
PREFEITURA ENTREGA CERTIFICADOS A ALUNOS DE OFICINA DE BICICLETARIA PARA JOVENS
A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, entregou ontem (29) os certificados, kits de ferramentas básicas e bicicletas construídas e reparadas pelos alunos da 2ª turma do Projeto “Cidadania e Oficina de Bicicletaria para Jovens”. O evento aconteceu no Núcleo de Atendimento do CRAS II, localizado no Jardim Alvorada.

Estiveram presentes a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Symone Pires; o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Fabiano Trigo; a secretária-adjunta de Assistência Social, Janaína Crosara; e o comandante da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Thiago Carvalho. Participaram também a diretora da Casa da Juventude, Ana Motta; a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Juliana Freitas; e o presidente da Associação de Esportes Lazer e Cultura (AELC), Luiz Fernando Moraes.

Nessa turma, 18 alunos participaram das atividades teóricas e práticas voltadas à montagem, conserto e manutenção das bicicletas. Ao longo do curso, os jovens também receberam orientações e reflexões sobre cidadania, valores éticos e morais, além de palestras com profissionais que abordaram temas relevantes à adolescência.

CIDADANIA E BICICLETARIA
Trata-se de um projeto elaborado pelo CREAS e colocado em prática com recursos repassados pela Vara da Infância e Juventude ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sertãozinho (FMDCA), num total de R$ 163 mil.

A AELC é a instituição parceira contemplada através de chamamento público direcionado a Organizações da Sociedade Civil (OSC), como previsto na Lei Federal nº 13.019/2014. A associação é a responsável pela contratação dos profissionais, administração e prestação de contas do repasse da verba estadual.

Além dos kits de ferramentas, os adolescentes receberam também material didático para as aulas de cidadania e desenvolvimento humano, assim como uniformes e lanches. É importante ressaltar que todas as atividades foram ministradas por professores, pedagogo e psicólogo qualificados.

BICICLETAS CEDIDAS
As bicicletas utilizadas no projeto foram as apreendidas pela GCM em infrações previstas em lei e que não foram retiradas pelos proprietários no período de até 90 dias. Esses veículos são cedidos ao projeto pelo município de forma regulamentada.

Para a secretária de Assistência Social, Symone Pires, o projeto resgata muitos valores e trabalha o fortalecimento de vínculos significativos para o público-alvo. “A atual administração vai incentivar cada vez mais projetos de formação profissional como esse, que servem de exemplo para a sociedade”, ela destaca.

Ronaldo Oliveira