05 JAN 2023
JANEIRO ROXO: SECRETARIA DE SAÚDE DE SERTÃOZINHO ALERTA SOBRE O DIAGNÓSTICO PRECOCE DA HANSENÍASE
A campanha Janeiro Roxo foi criada em 2016 pelo Ministério da Saúde, como um alerta para a prevenção e conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce da hanseníase. A proposta é esclarecer as principais dúvidas da população e eliminar qualquer tipo de preconceito e estigma sobre a doença.
A hanseníase é uma doença infecciosa transmissível e pode infectar um grande número de pessoas, atinge principalmente a pele e nervos periféricos e pode também causar lesões neurais incapacitantes, mas existe tratamento. Por isso a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde de Sertãozinho, está incentivando as pessoas a buscarem o diagnóstico precoce da hanseníase na rede pública de saúde.

SINTOMAS

– Manchas brancas ou avermelhadas em qualquer área do corpo
– Alteração da sensibilidade ao calor, frio e dor, principalmente
– Diminuição da sensibilidade
– Dormência que não melhora com a mudança de postura

TRANSMISSÃO
A transmissão acontece quando uma pessoa com Hanseníase, que está sem tratamento, elimina pelo ar, o bacilo de Hansen (microrganismo causador da doença). Isso ocorre por meio da fala, tosse, espirro, atingindo as pessoas próximas que estejam mais suscetíveis. O contágio se dá também pelo contato íntimo prolongado e pode atingir homens e mulheres de qualquer idade.

DIAGNÓSTICO EM SERTÃOZINHO
Em Sertãozinho, o diagnóstico pode ser realizado pelo médico em qualquer Unidade Básica de Saúde. A confirmação do diagnóstico e o tratamento da hanseníase acontece de forma gratuita, com a equipe especializada do Centro de Referência de Infectologia “Dr. João Batista Ortolan”, que fica na Avenida Hydeo Takada s/nº, ao lado da Unidade Básica de Saúde “José Pereira de Carvalho”, do Conjunto Habitacional Antônio Pedro Ortolan (COHAB III). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h.

Ronaldo Oliveira