01 FEV 2023
PREFEITURA DE SERTÃOZINHO LANÇA CARTILHA DE TRÂNSITO PARA ORIENTAR A POPULAÇÃO
A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito e do Conselho Municipal de Trânsito, lançou uma cartilha de orientação aos munícipes. Com o título “Infrações de Trânsito Fique por Dentro”, o informativo explica, de uma forma objetiva e de fácil acesso à população, como proceder ao receber uma autuação de trânsito quando a pessoa quiser recorrer.

O texto da cartilha foi elaborado pela escriturária do Departamento de Trânsito, Suzana Naomi Honda, baseada nas perguntas mais frequentes das pessoas que foram autuadas. O índice é didático e responde às seguintes questões:

• Não tem pontos na sua CNH? Sua multa pode virar advertência.
  • Recebi uma notificação de autuação e agora?
  • Quando devo fazer a identificação do condutor infrator?
  • Como funciona o processo de aplicação de multa?
  • Não concordo com a multa. O que fazer?
  •
Foram impressos 2 mil exemplares que vão ser distribuídos no comércio, indústria, autoescolas, entidades e para a população. “Nessa cartilha damos o passo a passo e facilitamos a vida do morador de Sertãozinho. A partir das dificuldades encontradas, explicamos os direitos do cidadão, para que ele possa resolver o problema, evitando que ele volte várias vezes ao Departamento de Trânsito”, afirmou Suzana, autora do texto.

O Secretário de Segurança Pública e Trânsito, Fabiano Trigo, afirmou que a desinformação gera o mito da “indústria de multa”, e todas as ações de educação no trânsito evitam conflitos, problemas sociais e salvam vidas, e é importante que a população entenda, conheça, respeite e obedeça às leis de trânsito. “A cartilha vai ajudar a população a exercer o direito constitucional de ampla defesa e estará disponível na forma impressa e digital para a população”, disse.

Estiveram também presentes no lançamento da cartilha, o Comandante da Guarda Civil Metropolitana, Tiago Carvalho; Elisangela Dreher Pacola, coordenadora Municipal da Defesa Civil; funcionários do Departamento de Trânsito e membros do Conselho Municipal de Trânsito de Sertãozinho.

Ronaldo Oliveira