A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde de Sertãozinho, está dedicando uma atenção redobrada na orientação e acolhimento de adolescentes durante a “Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência”, que começou no dia 1º de fevereiro (Lei 13.798/2019). As equipes de Enfermagem, Medicina e Serviço Social, estão atuando em conjunto no atendimento das jovens. A ideia é realizar o acolhimento individual de cada adolescente e conforme a necessidade, poderá ser agendada uma consulta, acolhimento e atendimento de forma imediata na Unidade Básica de Saúde (UBS), mais próxima da residência da paciente.
A Secretaria de Saúde também está realizando um trabalho com as estudantes a fim de ampliar a execução do Programa Saúde na Escola (PSE), com a proposta de reduzir o número de casos de gravidez na adolescência.
Uma gravidez não planejada na adolescência interrompe projetos de vida, causa prejuízos econômicos e sociais. Por isso, a atenção primária em saúde está disponibilizando atendimentos, orientações quanto ao planejamento familiar e ao acesso a métodos contraceptivos.
Ronaldo Oliveira
Departamento de Comunicação PMS