A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde de Sertãozinho, recebeu três novos certificados internacionais da Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA), pelos trabalhos relacionados ao incentivo e orientação ao aleitamento materno que foram realizados na Unidade Básica de Saúde “Antonia Canhoto Spigolon”, no bairro Alto do Ginásio; no Complexo de Saúde de Cruz das Posses “Dr. Edgar Silveira Pagnano” e na própria Secretaria de Saúde.
HISTÓRIA
A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde com a UNICEF, momento em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocenti”. Para cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura deste documento, em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA, sigla em inglês). Em 1992, a WABA criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno e, todos os anos, define um tema a ser explorado e lança materiais que são traduzidos em 14 idiomas com a participação de cerca de 120 países.
Todas as ações e atividades de Sertãozinho foram cadastradas pela Chefe de Seção de Serviço Social e Nutrição, Gisele Dayane Milani, na World Alliance for Breastfeeding Action, que afirmou: “especialmente nos últimos anos, a gestão da Secretaria da Saúde vem trabalhando de forma exitosa na ampliação das ações em prol do aleitamento materno e da alimentação saudável. Estamos realizando, anualmente e de forma contínua, as Oficinas da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil e a Campanha Agosto Dourado”.
Segundo a Secretária de Saúde, Soraia Stella, a certificação internacional representa apenas um pouco de uma série de trabalhos que serão realizados durante o ano de 2023. “É com muita satisfação que recebemos esse reconhecimento internacional, nossa cidade já está sendo reconhecida como modelo em algumas atividades no mundo, e nós vamos cada vez mais trabalhar na área da saúde para melhorar esses índices”, afirmou.
O Prefeito Dr. Wilsinho afirmou que a saúde da população sempre foi colocada como um dos objetivos principais da atual administração. “Nós temos que trabalhar para melhorar ainda mais o atendimento à população em todas as unidades de saúde, e esse reconhecimento internacional vem demonstrar que nós estamos no caminho certo”, declarou.
OUTRAS CERTIFICAÇÕES
Em 2021, a secretaria de Saúde de Sertãozinho também recebeu o reconhecimento pelo mesmo trabalho nas seguintes unidades de saúde:
- UBS "Francisco Xavier de Carvalho" (Cohab VIII)
- UBS "Dr Fauze Ali Mere" (Shangri-lá)
- UBS "Jaime Bonifácio da Silva" (Santa Rosa)
- UBS José Pereira de Carvalho, Conj.Habitacional Antônio Pedro Ortolan (Cohab III)
- UBS "Dr. Edgar Silveira Pagnano" (Cruz das Posses)
- UBS "José Joaquim Bonfim" (Alvorada)
LEITE MATERNO
Por meio do leite materno, o bebê recebe os anticorpos da mãe, que o protegem contra doenças como diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar.
Ronaldo Oliveira
Departamento de Comunicação PMS