06 FEV 2023
POPULAÇÃO LGBTQIAP+ DE SERTÃOZINHO TEM MUTIRÃO DE RETIFICAÇÃO DE NOME E GÊNERO ATÉ SEXTA (10)
A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Assistência Social e com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza nesta semana o evento “USP na Comunidade: Empoderamento dos meus direitos LGBTQIAP+”.

A ação, que iniciou hoje (06), conta com a presença da carreta do projeto USP Comunidade no Centro de Artes e Esportes Unificados “Eurides Ferraz Teixeira” (CEU das Artes), e segue até sexta-feira (10), das 9h às 15h. O objetivo é promover a igualdade de gênero de pessoas transexuais e não-binárias.

Os participantes poderão receber orientação jurídica para retificação de nome e/ou gênero, além de conversas sobre legislação de proteção à população LGBTQIA+ e apoio na inserção dessas pessoas no mercado de trabalho.

As pessoas atendidas no evento que tenham comprovado hipossuficiência econômica preencherão um requerimento padrão informando quais os procedimentos realizados durante a ação, com a finalidade de solicitar ao município auxílio para o custeio de novas certidões. Esse documento será encaminhado à Secretaria Municipal de Assistência Social, que dará andamento aos trâmites.

A ação é uma parceria firmada através de termo de compromisso com a Faculdade de Direito e Pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP de Ribeirão Preto, contando com a participação do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da mesma instituição e apoio das ONGs Arco-Íris e Primavera e da OAB.

O CEU das Artes está localizado à Rua Pedro Montenegro, 340 – Jardim Santa Marta, em Sertãozinho.

Luciana Nascimento