Evento reunirá mais de 100 artesãos, no dia 19 de março, no Parque Ecológico e de Lazer “Gustavo Simioni”
No dia 19 de março é comemorado o Dia do Artesão. E pensando em prestigiar o trabalho dos artesãos locais e de toda a região, a Prefeitura de Sertãozinho, através das secretarias Municipal de Cultura e Turismo e de Desenvolvimento Econômico e Inovação, promoveu na tarde de segunda-feira (13), no Parque Ecológico e de Lazer “Gustavo Simioni”, uma reunião para organizar a preparação de uma grande feira de artesanato regional, a “1ª Feira Regional de Artesanato Raízes do Campo”.
Estiveram presentes o secretário de Cultura e Turismo de Sertãozinho, Josias Nascimento; o diretor de Turismo, Marcelo Pelegrini; Mariana Quaranta, representando a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação; diretores de ambas as secretarias; e Elziane Sandrim, presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e interlocutora regional da Rota Turística (RT) Raízes do Campo. Participaram também representantes dos municípios de Barrinha, Brodowski, Cravinhos, Dumont, Guariba, Pradópolis e Sales Oliveira.
A feira vai mostrar toda a diversidade da cultura do artesanato realizado em cada município da RT Raízes do Campo. Será itinerante, com a intenção de acontecer várias vezes ao longo do ano, cada vez em um dos 18 municípios que integram a rota turística.
“Até o momento, já contamos com cerca de 100 expositores confirmados, de Sertãozinho e de toda a região”, informa Josias Nascimento. “A iniciativa também vai fomentar o artesanato como fonte de renda e inspiração, cultura arraigada que é”, declara Pelegrini. “Outra intenção”, ele completa, “é a de promover a integração dos municípios da rota”.
O lançamento da “1ª Feira Regional de Artesanato Raízes do Campo” acontecerá em Sertãozinho, no dia 19 de março, no Parque Ecológico e de Lazer “Gustavo Simioni”, das 9h às 17h.
O QUE É A RT RAÍZES DO CAMPO
Estabelecida em dezembro de 2022 pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, é a nova identidade da região turística Caminhos da Mogiana, com a intenção de unificar a identidade da região, estabelecer uma narrativa histórica comum e aumentar atratividade da localidade. A marca Raízes do Campo foi adotada por fazer referência às características históricas, culturais e sociais do local, trazendo mais identificação aos turistas. A região integra os municípios de Barrinha, Brodowski, Cravinhos, Dumont, Guariba, Jaboticabal, Jardinópolis, Mococa, Monte Alto, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Serrana, Serra Azul e Sertãozinho.
Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS