17 FEV 2023
CARNAVAL: O MELHOR É CURTIR A FOLIA COM SEGURANÇA
CARNAVAL: O MELHOR É CURTIR A FOLIA COM SEGURANÇA

O Carnaval chegou! E o melhor é garantir a diversão sem transtornos. Por isso, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito dá algumas dicas, tanto para quem vai viajar, quanto para quem vai curtir o Carnafolia 2023, em Sertãozinho ou em Cruz das Posses. As orientações são do GCM Carlos Jean Rodrigues Lopes. Confira:

PARA QUEM VAI CURTIR A FOLIA
  • Celular na mão, só em local seguro, como um comércio ou restaurante. Em locais de grande aglomeração de pessoas, deixe o aparelho guardado numa daquelas bolsinhas que ficam por dentro da roupa.
  • Nada de manusear muito dinheiro em local público. Leve notas de valor menor e distribua em bolsos diferentes.
  • Se for de carro ou de moto, estacione em local seguro, de preferência um estacionamento.
  • Objetos e bolsas não devem ficar visíveis dentro do veículo.
  • Evite andar sozinho. Vá para a folia sempre em grupos e fique em local com boa iluminação.
  • Não consuma bebidas entregues por outras pessoas, principalmente desconhecidas. A pessoa pode colocar algum tipo de droga em seu copo.
  • Caso esteja com crianças em local com grande concentração de pessoas, mantenha total atenção nelas, para que não se percam.

Em caso de emergência, chame a GCM pelos números 199 ou 153.

PARA QUEM VAI VIAJAR
  • Planeje a rota. Este é o primeiro passo para colocar o pé na estrada.
  • Verifique as condições do veículo e confira também triângulo, macaco e chave de roda.
  • Ao calibrar os pneus, lembre-se também de calibrar o estepe!
  • Obedeça às leis de trânsito.
  • Descanse antes da viagem e jamais dirija com sono.
Em caso de acidente ou parada, sinalize a via.

Se acontecer alguma pane ou pneu furado e precisar de auxílio, acione a concessionária de pedágio ou o órgão público competente: Secretaria Municipal de Transportes, em estradas municipais; Departamento de Estradas de Rodagem (DER), em rodovias estaduais; ou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em pistas federais.

DIVERSÃO E DIREÇÃO COM RESPONSABILIDADE
E lembre-se: viajando ou ficando em Sertãozinho para curtir o Carnafolia, álcool e direção não combinam nunca! Se você for o condutor, dê as chaves para algum amigo que não tenha bebido. E se você não conduz carro ou moto, jamais ande em veículo conduzido por alguém alcoolizado.

Divirta-se com responsabilidade. Bom Carnaval a todos!

Confira aqui a programação completa do Carnafolia 2023.

Luciana Nascimento