08 MAI 2023
ALUNOS DE SERTÃOZINHO RECEBEM MEDALHAS DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS – OBMEP
No último sábado (06), os alunos das escolas públicas em Sertãozinho foram à cidade de São Carlos (SP) receberem as medalhas da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP. Ao todo, 22 alunos da rede pública foram premiados com medalhas de bronze, prata e ouro. Desses 22, 10 alunos são da rede municipal de ensino.

Além dos alunos medalhistas, professores e escola também foram premiados. A EMEF “Professor Roberto Zanutto Desidério” foi destaque na categoria e os professores Rodrigo Domingos Dias, Fernanda Aparecida de Souza Laurenti, Isabela Cristiane Nogueira Zardo, Luciane Maciel de Oliveira Pereira e Daniel Luiz Albertini também receberam seus merecidos reconhecimentos.

Os alunos premiados na ocasião foram os que conseguiram as medalhas de bronze e prata. Os alunos de ouro receberão o prêmio na cidade de Florianópolis no mês de junho, numa premiação nacional.

O prefeito Dr. Wilsinho e a secretária de Educação, Luciana Ambrósio estiveram presentes para recepcionar os alunos no sábado pela manhã no Paço Municipal, antes da partida rumo às medalhas. A secretária acompanhou os estudantes na viagem.

OBMEP
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Criada em 2005, a OBMEP visa estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.

PROGRAMA MATEMÁTICA CONECTADA
A Prefeitura de Sertãozinho, através da Secretaria de Educação, instituiu no dia 02 de março de 2023 o programa Matemática Conectada, que tem como finalidade proporcionar e oportunizar conexão de aprendizagem para os alunos da rede municipal de Sertãozinho, professores e gestores.

O objetivo do programa é desenvolver aulas complementares de matemática, incentivar e apoiar os alunos da rede municipal a participarem de Olimpíadas e programas de Iniciação Científica, apoiar a formação continuada de professores e profissionais da educação e assegurar o protagonismo desses agentes da educação.

O professor Rodrigo Domingos Dias, destaque em sua dedicação no ensino da matemática, foi convidado a ser o coordenador deste programa e atuar nas seis escolas do ensino municipal, garantindo a mesma oportunidade para todos os alunos.

COTAS NAS UNIVERSIDADES
Algumas universidades públicas, além do sistema de cotas já reconhecido e implementado (étnico-raciais, baixa renda, Enem e outros), já reservam vagas para alunos medalhistas em olimpíadas científicas e competições de conhecimento.

Com o programa Matemática Conectada, Sertãozinho sai na frente para a melhor formação e qualificação dos alunos da rede pública, possibilitando sucesso nas melhores universidades.

Ana Carolina Milani
Departamento de Comunicação PMS.