31 MAI 2023
DEFESA CIVIL DE SERTÃOZINHO ALERTA POPULAÇÃO SOBRE O PERÍODO DA ESTIAGEM

Junho marca o início do período de estiagem na região. Nessa época do ano, a umidade relativa do ar cai e atinge níveis que podem causar problemas à saúde de todos. Outra situação que preocupa é as queimadas. O número de focos de incêndios aumenta consideravelmente neste período, colocando as secretarias de Segurança Pública e Trânsito e de Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura de Sertãozinho e a Defesa Civil em alerta.

ESTIAGEM

Estiagem é o resultado da redução, atraso ou ausência de chuvas. Nessa época, o ar fica mais seco e facilita problemas respiratórios, gripes e alergias. Pode ocorrer também o racionamento de água em virtude da sua diminuição nos reservatórios e rios, e a consequente falta de energia elétrica, pois grande parte da eletricidade no Brasil é produzida por usinas hidrelétricas.

CUIDADOS REDOBRADOS

Em períodos secos o importante é se hidratar. Umedeça o ambiente com toalhas molhadas e recipientes com água, principalmente no período noturno e antes de dormir. Evite fazer exercícios físicos quando o ar estiver muito seco, principalmente das 11h às 15h.

RISCO DE INCÊNDIO

Há um aumento significativo em registros de incêndios em matas e florestas. Grande parte dos incêndios é causado por ação do homem, ou seja, um simples resto de cigarro aceso jogado às margens das rodovias pode iniciar um verdadeiro problema.

Para evitar essas ocorrências:

• Não acenda fogueiras, evite qualquer tipo de queimada;

• Mantenha em dia a limpeza de terrenos baldios, sem construção e de terrenos com materiais como sucatas e reciclagem;

• Não ateie fogo para limpeza de terrenos, lixo ou resto de podas de árvores;

• Descarte o cigarro apenas em locais apropriados.

Por último, apesar de não ser uma prática em nossa cidade, não solte balões, pois podem causar grandes incêndios e danos a toda a população, além de ser crime ambiental.

Ao identificar um incêndio, procure um local seguro, distante do fogo e da fumaça. Ligue para 193 ou 199 e indique o local exato do incêndio e, se possível, com pontos de referência.

Ana Carolina Milani