A data serve de alerta para os males que o cigarro causa na população mundial
A Prefeitura de Sertãozinho, por meio das secretarias de Saúde, de Esportes e Lazer e de Assistência Social, realizou hoje (31) uma ação contra o tabagismo no núcleo de atendimento do CRAS II, na rua Paulo Meloni, nº 674 – Jardim Alvorada. O trabalho foi coordenado pela equipe multiprofissional da Unidade Básica de Saúde “José Joaquim Bonfim”, que possui um Grupo de Controle ao Tabagismo.
Atividades:
Hoje as atividades começaram com uma aula de alongamento, musicoterapia com a equipe do Centro de Convivência do Idoso, e também a apresentação do Grupo de Controle ao Tabagismo. O acolhimento ficou por conta dos integrantes do Grupo Expresso Viver.
Ampliação do projeto:
Segundo o diretor do departamento médico da Secretaria de Saúde, Doutor Frederico Mancini, o projeto piloto de combate ao tabagismo acontece na UBS Alvorada e no Complexo de Saúde “Dr. Edgar da Silveira Pagnano”, em Cruz das Posses, com 10 pessoas atendidas em cada local e com o objetivo de capacitar outros médicos para ampliar o projeto nos próximos meses.
Tratamento:
De acordo com a médica Camila Toscano, orientar as pessoas sobre os males do cigarro e as mortes relacionadas ao tabagismo é muito importante, reforçando as políticas públicas que estão contribuindo para diminuir cada vez mais o hábito de fumar. “Quem participa das atividades na UBS Alvorada tem muitas chances de sucesso no tratamento. Os pacientes passam por uma avaliação clínica para ver a indicação do tratamento, e, quando indicados, os pacientes conseguem tanto a medicação quanto a terapia de reposição de nicotina sem custo”, afirma a médica.
Serviço:
A pessoa interessada em deixar o hábito de fumar pode comparecer à Unidade Básica de Saúde “José Joaquim Bonfim” localizada à rua Paulo Meloni, nº 674 – Jardim Alvorada, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, para realizar o cadastro.
Ronaldo Oliveira
Departamento de Comunicação PMS