07 JUN 2023
FAMÍLIAS DESABRIGADAS POR INCÊNDIO RECEBERÃO ALUGUEL SOCIAL

O trágico incêndio que aconteceu na madrugada da última segunda-feira (05), no condomínio Eldorado, localizado no bairro Jardim Santa Rosa II, deixou cerca de 100 pessoas desabrigadas. Parte delas está alojada na casa de parentes e amigos e outra acolhida pela Prefeitura de Sertãozinho em hotel na cidade.

Em reunião realizada hoje (07) entre as secretarias de Obras e Serviços Públicos, Assistência Social e Defesa Civil, a Prefeitura de Sertãozinho foi orientada pela Procuradoria Geral do Município a solicitar judicialmente uma perícia técnica especializada para atestar as reais condições do bloco, visto que as estruturas do prédio podem ter sofrido grandes danos devido à explosão que antecedeu o incêndio.

A secretaria de Assistência Social agiu imediatamente após a tragédia, entrando em contato com as famílias atingidas, enviando notificações e realizando cadastros para dar entrada ao “Aluguel Social” já na próxima semana, prazo estabelecido pela administração municipal. A pasta também está fornecendo cestas básicas às famílias desabrigadas.

“Nós ficamos muito solidários com essa situação e não medimos esforços para tomar todas as atitudes possíveis pela Prefeitura para ajudar essas famílias”, afirma a secretária de Assistência Social, Symone Pires.

ALUGUEL SOCIAL

Com repasse mensal feito no valor de R$ 500,00, as famílias desabrigadas poderão alugar um imóvel, casa ou apartamento, na cidade de Sertãozinho ou distrito de Cruz das Posses. Proposto pela Prefeitura de Sertãozinho, o Aluguel Social aumentou de R$ 400,00 para R$ 500,00.

De acordo com a Lei nº 8.742/93 é assegurado o Aluguel Social para amparar pessoas em situações de vulnerabilidade social. Este auxílio moradia é um programa que disponibiliza um valor a ser destinado para pessoas que perderam o lar decorrente de catástrofes ou lugares que apresentem riscos e se encontram em estado de vulnerabilidade.

Esta é uma medida paliativa à falta de moradia até o laudo de avaliação técnica por perícia no prédio indicar a possibilidade de retorno das famílias às suas residências.

Ana Carolina Milani