Organizado pelos profissionais da educação da EMEI “Santa Armelindo Ramachotti”, o projeto “Ramachotti na Praça: Brinquedos e Brincadeiras” aconteceu no último sábado (01) nas praças “Isaias José Ferreira” e “Cel Francisco Schmidt”, no distrito de Cruz das Posses. O evento é produto final do projeto pedagógico trabalhado no 2º bimestre do ano letivo de 2023 pelos alunos das primeiras e segundas etapas (4 e 5 anos).
O projeto foi escrito e elaborado pela equipe da escola de acordo com informações captadas durante o período de aulas, como: a necessidade de orientar as famílias sobre o uso excessivo de telas pelas crianças; proporcionar recursos às famílias para o lazer da criança, quando não estiverem nas telas, através das brincadeiras; a essencialidade de trazer a família para dentro da escola; e conscientizar a comunidade quanto à ocupação e cuidado com os espaços públicos.
Durante o evento, a equipe apresentou as brincadeiras aprendidas e o trabalho realizado com as crianças no bimestre, com uma exposição das atividades. Toda a comunidade de Cruz das Posses foi convidada para participar do evento, com divulgação feita pelas crianças e os professores por panfletagem nas ruas, colagem de cartazes no comércio e visita às escolas.
Além da exposição dos trabalhos, outro objetivo da atividade foi a participação de toda a comunidade em um espaço público para reviver a infância.
O prefeito Dr. Wilsinho e a secretária de Educação, Luciana Ambrosio, estiveram presentes no evento para prestigiar o trabalho dos alunos e profissionais da escola.
INÍCIO DO PROJETO “RAMACHOTTI NA PRAÇA”
O primeiro passo dado pelos profissionais da educação foi a conscientização e orientação quanto ao uso excessivo de telas pelas crianças e suas consequências. Houve a gravação e divulgação de vídeos sobre o tema pela equipe da escola.
Um desafio foi proposto às famílias e crianças: ficar 30 minutos no final de semana sem telas. As experiências foram compartilhadas com a turma.
Durante o período letivo, as famílias foram convidadas a irem à escola e ensinar brincadeiras de suas infâncias para as crianças. Várias brincadeiras foram resgatadas e ensinadas para os alunos.
As crianças, com auxílio dos professores, produziram um “pote do tédio” como alternativa ao uso de telas: dentro dele, existem algumas fichas de brincadeiras que serão sorteadas quando se sentirem entediadas.
Ana Carolina Milani
Departamento de Comunicação PMS