Todo mundo sabe que, para colher um futuro promissor, é preciso plantar boas sementes no presente. É isso que a Prefeitura de Sertãozinho tem feito ao promover ações de educação ambiental nas escolas municipais. As atividades, realizadas pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura em parceria com a Secretaria de Educação, envolvem as crianças desde a educação infantil, até os anos finais do ensino fundamental.
Nesta primeira semana de julho, foi a vez dos pequeninos da primeira etapa da EMEI “Santa Armelindo Ramachotti”, em Cruz das Posses, e da EMEI “Adelaide Rodrigues da Silva Marques”, no Conjunto Habitacional Lourenço Domenici (Cohab 2). Em parceria com o Instituto Estre, foram realizadas quatro sessões de contação de histórias, de forma que as crianças, na faixa de 4 anos de idade, aprendam de forma lúdica sobre a preservação ambiental.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Gabriela Galon, atividades como estas funcionam como uma forma de gerar a consciência ambiental não só nos pequenos, mas também em toda a população. “As crianças aprendem e acabam espalhando esse conhecimento para suas famílias. Então promovemos não apenas uma preservação do meio ambiente futuro, como também do ambiente em que estamos inseridos agora, no presente”, explica Gabriela, que também é engenheira ambiental.
Outras ações acontecerão nas escolas do município, após o retorno das férias escolares.
Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS