A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Sertãozinho, realizou no último sábado (26) a formatura da 8ª turma do projeto “Doutor Palhaço”, coordenado pelos integrantes do Expresso Viver. O evento aconteceu no Centro de Artes e Esportes Unificados “Eurídes Ferraz Teixeira” (CEU das Artes), com muita festa e alegria.
O Curso
O curso de capacitação foi uma parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo de Sertãozinho, e o Expresso Viver. As aulas abordaram temas como voluntariado, empatia, conexão e resgate de um olhar mais humano. Os participantes também aprenderam jogos, improviso, maquiagem, figurino, história do palhaço, iniciação à palhaçaria e biossegurança, para exercerem de forma segura as atividades nos hospitais. Além de pacientes internados, os doutores palhaços visitam também pacientes durante a hemodiálise e em asilos, orfanatos, escolas, entre outras ações culturais.
História
O sonho que nasceu em 2012 através do “Expresso Riso” se transformou no “Expresso Viver”, fundado por Levi de Souza - o “Nutella” e Elizangela de Souza - a “Bitoka”. O projeto tem o voluntariado como propósito e a alegria como parte da cura na missão. Por isso a formatura da 8ª turma foi recheada de muita emoção, principalmente na hora do juramento, momento em que todos ficam com o nariz de palhaço na mão. “Sabemos o quanto é importante o trabalho que cada um vai desempenhar na arte da palhaçaria, não só para levar a alegria, mas também a esperança, que ajuda na recuperação das pessoas, por isso nos emocionamos tanto”, afimou a “Bitoka”.
Sertãozinho formou 35 novos “Doutores Palhaços”. Antes de começar as aulas, que foram realizadas em julho deste ano, todos os candidatos passaram por avaliação com profissionais do Instituto Expresso Viver, psicóloga e assistente social.
Também participaram da formatura as seguintes autoridades: Daniela Schneider – Biomédica responsável pelo curso de biossegurança; Luiz Antonio Angelotti – tesoureiro do Expresso Viver; Rosé Moré – Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social; Sueli Fedosse – Secretária Adjunta de Obras; Letícia Coelho – Gestora do (CEU das artes); Acácio Tobias – Vereador; Josias Nacimento – Secretário de Cultura e Turismo, que representou o prefeito Dr. Wilsinho.
Ronaldo Oliveira
Departamento de Comunicação PMS