A Guarda Civil Metropolitana de Sertãozinho, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Trânsito, está passando por treinamento sobre fiscalização ambiental, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura.
Cem agentes passarão pela capacitação ao longo de dois dias de curso e estarão aptos a exercer o papel de fiscais ambientais a partir do dia 1º de setembro. Com o treinamento, os GCMs poderão notificar e autuar responsáveis em situações de descarte irregular e acionar a Secretaria de Meio Ambiente para melhor resolução dos casos.
O braço operacional da Guarda favorece a amplitude de atuação de fiscalização de limpeza urbana em Sertãozinho e Cruz das Posses. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos também será positivamente afetada por este policiamento.
O curso de capacitação acontece no auditório da Copercana/Canaoeste.
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS
O curso de aprimoramento, ministrado pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, já antecipa a atualização da legislação vigente de descartes irregulares.
As atuais leis já visam a proteção do meio ambiente, contribuição para a limpeza urbana, prevenção de descarte incorreto ou poluição de vias públicas, terrenos, galerias e córregos, e a criação de infraestrutura adequada para a captação e processamento de resíduos para redução, reutilização e reciclagem.
DENÚNCIA
Para denunciar casos de descarte irregular, entre em contato através dos telefones:
(16) 3946-7808 – Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura
199 – Guarda Civil Metropolitana (a partir do dia 1º de setembro)
Ana Carolina Milani
Departamento de Comunicação PMS