Na manhã de ontem (05), a Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, esteve em São Paulo, capital, para participar de capacitação promovida pela Associação dos Municípios de Interesse Turísticos do Estado de São Paulo (Amitesp), em parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado (Setur-SP) e Universidade de São Paulo (USP).
O evento contou com a presença do Secretário Estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, do presidente e da diretora técnica da Amitesp, Murilo Pinheiro e Valdirene Ricanelo, do professor doutor da USP, Edegar Tomazzoni, além de autoridades dos Municípios de Interesse Turístico (MIT) do estado. Estiveram presentes, representando Sertãozinho, o secretário de Cultura e Turismo, Josias Nascimento; o diretor do Departamento de Desenvolvimento Turístico, Marcelo Pelegrini; e a presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Elziane Sandrim.
O objetivo do encontro foi orientar gestores e técnicos sobre a realização de estudo que definirá o perfil socioeconômico dos turistas que vêm ao estado de São Paulo. A pesquisa, que será feita por meio do site da Amistesp, vai identificar o visitante, a motivação da viagem, os principais meios de transporte utilizados, o nível de satisfação com os serviços de hotelaria e os principais atrativos oferecidos pelos 140 MITs que o estado possui atualmente.
A capacitação é um dos critérios para ranqueamento dos MITs, que acontecerá até dezembro de 2023. Além de obrigatório para que as cidades mantenham o selo MIT, o levantamento vai identificar também os municípios que estão aptos a subir para a categoria de instância turística.
Na ocasião, visando a inclusão do trem da cana no plano de turismo ferroviário e o consequente recebimento de recursos para a sua implantação, Josias Nascimento e Marcelo Pelegrini usaram a oportunidade para entregar à Setur-SP projeto da estrutura do atrativo turístico.
Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS