Hoje, 21 de setembro, é o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência e a Prefeitura de Sertãozinho, por meio do Departamento de Desenvolvimento de Pessoal, Segurança e Medicina do Trabalho (DEMEST), ligado à Secretaria de Administração, realizou na manhã de hoje mais uma roda de conversa “Diversidade em Pauta”.
Um espaço de diálogo voltado aos servidores municipais sobre a realidade vivenciada pelas pessoas com deficiência (PcDs), a ação aconteceu no Centro de Artes e Esportes Unificados "Eurides Ferraz Teixeira" (CEU das Artes) e contou com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, pelo Departamento de Atenção à Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Cultura e Turismo e do SENAI Sertãozinho.
A abertura contou com fala da secretária de Assistência Social, Symone Pires, e da Diretora do DEMEST, Edna Figueiredo. Após apresentação da turma do curso de Dança Inclusiva, os participantes puderam conferir uma palestra sobre a Lei Brasileira de Inclusão (Lei Federal nº 13.146/2015), ministrada pela professora Luciene Bastos, do SENAI. Em seguida, houve apresentação dos serviços de atenção às PcDs no município.
O evento foi encerrado com a participação de servidores municipais PcDs, que fizeram relatos sobre suas experiências, desafios e conquistas no trabalho e na sociedade. Leila Aparecida de Oliveira, servidora da Secretaria de Administração, tem perda auditiva nos dois ouvidos e destacou a dificuldade que tem para se adaptar ao uso do aparelho auditivo. Daniel Alvez, que tem audição unilateral, falou sobre a importância da conscientização sobre os diferentes tipos de deficiência, pois várias delas, como a surdez, são invisíveis.
O “Diversidade em Pauta” é um projeto iniciado pela Prefeitura no mês de maio deste ano, com o objetivo de construir estratégias para a implementação de ações para a inclusão no âmbito dos serviços públicos municipais.
DIA NACIONAL DA LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Celebrada no dia 21 de setembro, a data marca a construção de mobilizações para a inclusão social de PcDs, conscientização da luta anticapacitista e celebração desses movimentos. A luta pelos direitos de PcDs é histórica e tem seu grande marco com a conquista da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948.
A Lei Brasileira de Inclusão, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, foi sancionada em 2015 com o objetivo de assegurar e promover às PcDs o exercício dos seus direitos e liberdades fundamentais em condições de igualdade. A Lei baseia-se na Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, primeiro tratado internacional de direitos humanos do século 21 e que foi incorporado à lei brasileira como emenda constitucional.
Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS