A 20ª edição da Feira do Livro da nossa cidade está chegando! Com o slogan “Era uma vez... letras e sonhos”, o evento deste ano acontecerá de 17 a 21 de outubro, na Praça 21 de Abril, entre 9h e 22h. Durante cinco dias, a população terá à disposição diversas atrações ligadas à literatura, educação, arte e cultura, como o show de abertura com o patrono da Feira, o compositor Toquinho, será realizado no dia 17, às 20h.
Em todas as edições, além da escolha de uma figura de expressão nacional como patrono do evento, a Feira do Livro homenageia pessoas que tenham um trabalho reconhecido da cidade. Em 2023 foram escolhidos cinco homenageados que, de alguma forma, estão ligados aos livros ou à educação: a escritora independente Josy Stoque, as professoras da rede municipal Roberta Maria Leite Mermejo e Marlene Martinucci Lazzarini, a pediatra Fabíola Terra Baccega e o médico veterinário Laércio José Pacola. A cada dia vamos falar sobre cada uma delas e, hoje, vamos conhecer a Josy Stoque.
DA PUBLICIDADE PARA A LITERATURA
Desde que aprendeu as primeiras letras, Josy Stoque começou a escrever como forma de entender o mundo e de se expressar. Mas foi só depois de 10 anos atuando na área da publicidade e propaganda que ela finalmente decidiu publicar seu primeiro livro. “Para mim, escrever é uma terapia, uma forma de autoconhecimento e de superar as adversidades da vida”, declara Josy, que também é formada em jornalismo.
Com o sucesso de suas primeiras publicações, abandonou a profissão de publicitária para se dedicar integralmente à escrita e alcançou sucesso em sua carreira como escritora. Entre seus 30 romances publicados, muitos deles best-sellers na Amazon, os mais recentes são “A mulher no alto da torre” e “O mago”. Tem também uma obra traduzida e publicada em língua inglesa pela AmazonCrossing.
Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS