25 JAN 2024
COMEÇA AMANHÃ (26) A PRIMEIRA AÇÃO DA PREFEITURA SOBRE A CAMPANHA JANEIRO BRANCO

A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Saúde, realizará ações de conscientização sobre a campanha Janeiro Branco, que tem o propósito de discutir e chamar atenção sobre as necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e instituições humanas.

As atividades serão realizadas em três dias, com caminhada e sessões de cinema. Confira a programação:

- Caminhada

26 de janeiro, às 8h

Local: Saída do Ambulatório de Saúde Mental até a Praça 21 de Abril

- Cine Debate para adolescentes

30 de janeiro, às 9h

Local: Ambulatório de Saúde Mental

Capacidade: 20 pessoas

- Cine Debate para adultos

31 de janeiro, às 9h

Local: Ambulatório de Saúde Mental

Capacidade: 20 pessoas

ATENDIMENTOS NO MUNICÍPIO

A Prefeitura de Sertãozinho oferece serviços no Ambulatório de Saúde Mental “Dr. Oswaldo José Ruiz Pelá”, localizado à rua Geremia Lunardelli, 1158, das 7h às 17h. O fluxo de atendimentos é demandado com encaminhamento da Atenção Básica de Saúde ou Serviço de Urgência. No local são oferecidos atendimentos individualizados ou em grupo, realizado por enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais e psiquiatras.

Também há atendimentos no CAPS Ad "José Aparecido Lellis’’, localizado à rua Carlos Gomes, 1354, por livre demanda. São realizados, prioritariamente, atendimentos às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. O horário de atendimento é das 7h às 17h, e acolhimentos das 7h30 às 15h30.

CAMPANHA JANEIRO BRANCO

Janeiro, o primeiro mês do ano, em termos culturais e simbólicos, as pessoas estão mais dispostas a pensarem em suas vidas e relações sociais e emocionais. “Como uma tela em branco, todas as pessoas podem ser inspiradas a reescreverem as suas próprias histórias’’, segundo informações do Ministério da Previdência Social.

A exemplo do Novembro Azul e o Outubro Rosa, que estimulam a conscientização da prevenção do câncer próstata e mama, o Janeiro Branco tem a meta de estimular a compreensão de que, igual ao físico, a mente também requer cuidados especiais.

Ana Carolina Milani