06 FEV 2024
CARNAVAL EM RIBEIRÃO TERÁ BLOCO DO MANÉ GAIOLA, COM OS FAMOSOS BONECÕES DE SERTÃOZINHO
A nossa vizinha Ribeirão Preto poderá ver ao vivo, no sábado (10), das 14h às 17h, a reconstrução de um dos bonecos criados pelo artista sertanezino Manoel Rodrigues Santinho, mais conhecido como Mané Gaiola, na década de 1960.  No domingo (11), o cortejo desfila no Centro da cidade.

A reconstrução ao vivo acontecerá na Área de Convivência do Sesc Ribeirão Preto, que realiza a atividade e também o desfile do domingo. Os artistas responsáveis pela intervenção são Marcos Eloy Ricciardi Favaretto e Márcio Geovan Soares, com grande experiência na preservação dos icônicos bonecões.

Novidade para os mais jovens e resgate cultural para quem já viu muitos carnavais, os coloridos bonecos do Bloco Mané Gaiola prometem ser destaque no Carnaval deste ano em Ribeirão Preto. Em tamanho gigante, eles irão diretamente de Sertãozinho para percorrer as ruas ribeirão-pretanas, no domingo, das 10h30 às 12h. Poderão se juntar ao cortejo pessoas de todas as idades que quiserem vivenciar a experiência de um folião das antigas.

Em homenagem à cultura regional e alegria para toda a família, o cortejo será acompanhado pela premiada Banda Marcial da Juventude de Sertãozinho, que desde 2006 tornou-se oficialmente a banda do Bloco Mané Gaiola e vai executar as mais famosas marchinhas carnavalescas.

O Sesc fica na rua Tibiriça, n° 50, Centro, de onde sairá o cortejo no domingo, percorrendo várias ruas até o Calçadão, em frente ao coreto da Praça XV de Novembro.

CULTURA REGIONAL
Zé Goiaba, Maria Goiabeira, o Herói Turco e os coelhos são alguns dos bonecões criados por Mané Gaiola antes mesmo do surgimento dos famosos bonecos de Olinda, em Pernambuco. Quem garante o pioneirismo de Sertãozinho é o historiador Rodrigo Touso, do Centro Municipal de Memória (CEMM) e coordenador dos cursos de graduação e pós-graduação em Museologia do Claretiano Centro Universitário. “Mané conseguiu estabelecer seu estilo artístico por meio da fabricação de bonecos gigantes, sendo precursor até mesmo em relação às criações do Nordeste”, afirmou.

Manoel Rodrigues Santinho (1916-1998), o Mané Gaiola, começou a participar do Carnaval de rua de Sertãozinho com apenas 12 anos, como o Palhaço Piolim. Depois, criou os personagens e bonecos gigantes que marcaram as festas da cidade - Reis Momos, palhaços e um zoológico de bonecos que incluía zebras, tubarões, papagaios, girafas, carneiros, tucanos, jacarés, patos, tartarugas, galinhas e muitos outros.

Serviço:
“Intervenção ao vivo com os artesãos inspirados por Mané Gaiola”
Quando: Sábado: 10/02 - das 14h às 17h
Onde: Área de Convivência do Sesc Ribeirão Preto (Rua Tibiriçá, n° 50)
Atividade gratuita

“Bloco Mané Gaiola com Banda Marcial da Juventude”
Quando: Domingo: 11/02 - das 10h30 às 12h
Onde: Saída do Sesc Ribeirão (Rua Tibiriçá, n° 50) rumo ao Calçadão, em frente ao coreto da Praça XV de Novembro.
Atividade gratuita

Ana Carolina Milani