A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, terá o Castra Móvel, veículo adaptado e adequado para realizar cirurgias de castração em animais. Ao todo, 2 mil pets serão atendidos pelo programa.
O Castra Móvel chega em Sertãozinho com vagas para 1.300 cães e 700 gatos. A oportunidade é aberta a toda população do município de forma gratuita até se esgotarem as vagas.
Para participar, a Secretaria de Meio Ambiente abrirá um pré-cadastro em março a todos os tutores interessados em castrar seus pets. Após esse primeiro passo, uma equipe especializada de veterinários realizará uma triagem para verificar a condições físicas dos animais para passarem pela cirurgia.
Este serviço será custeado através de emenda parlamentar do deputado federal Bruno Lima, no valor de R$ 500 mil.
A IMPORTÂNCIA DA CASTRAÇÃO
Especialistas afirmam que a castração é de extrema importância para o cuidado com o pet. Quando o tutor castra o seu animalzinho, ele previne doenças, aumenta o tempo de vida e diminui o número de animais abandonados.
Nas fêmeas, a castração diminui o risco de desenvolver câncer de mama. Sendo comprovado que as cadelas castradas antes do primeiro cio têm 100% de chance de não desenvolver o câncer, pois ela não vai entrar no cio e não vai produzir o hormônio que causa o câncer.
O macho fica menos agressivo, pois perde a necessidade de cruzar e de marcar território.
Ana Carolina Milani
Departamento de Comunicação PMS