21 FEV 2024
CIDADANIA ITINERANTE OFERECE SERVIÇOS À POPULAÇÃO DE SERTÃOZINHO

Sertãozinho recebe hoje (21) e amanhã (22), na Praça 21 de Abril, a unidade móvel do Cidadania Itinerante, programa da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo (SJC), que possibilita aos munícipes o acesso aos serviços e orientações relacionados à promoção da cidadania e à garantia de direitos individuais. Hoje, os serviços ficam disponíveis até as 18h e na quinta-feira (22), das 9h até as 17h.

A Prefeitura de Sertãozinho é parceira da ação no município, através das secretarias de Direitos Humanos e Cidadania, Administração e de Desenvolvimento Econômico. No evento, os munícipes têm disponíveis equipe para realizar cadastro no SIM Card, além de orientações do PAT sobre vagas e oportunidades de trabalho.

Outros serviços que poderão ser solicitados são:

• Agendamentos para: 2ª via de RG, CPF, renovação de CNH, consultas à Receita Federal;

• 2ª via de Certidão de nascimento, certidão casamento e certidão de óbito;

• Atestado de antecedentes criminais;

• Entrada no seguro desemprego

• Emissão de CPF para pessoas de 0 a 24 anos e de contas de água e luz;

• Elaboração de currículo

• Consulta ao Serasa

• Orientações sobre Carteira de Trabalho Digital e serviços do PROCON.

Samanta Freitas Elpídio, 30 anos, foi a primeira pessoa a chegar. Ela compareceu para fazer 2ª via da certidão de óbito de seu pai. “Também vim ver se eu acho um trabalho pelo PAT”, declarou. A recepcionista Tatiane Rodrigues Monteschi aproveitou o horário de almoço e compareceu para fazer o seu SIM Card. “Gostei bastante, fui muito bem atendida”, disse.

No local, também são realizados acolhimentos de denúncias e encaminhamento para os Programas e Coordenadorias da SJC nas áreas de políticas para a diversidade sexual, para a população negra e indígena, para a mulher, para a criança, além de tráfico de pessoas, vítimas de violência.

O PROJETO

Cidadania Itinerante é um projeto da Secretaria da Justiça e Cidadania, que conta com três unidades móveis que percorrem as cidades do Estado de São Paulo levando diversos serviços públicos, além de acolhimento de denúncias sobre discriminação racial, de povos indígenas e de gênero, violência doméstica, apoio às vítimas de violência, proteção às crianças ameaçadas de morte.

Luciana Nascimento