20 MAR 2024
SERVIDORES MUNICIPAIS DA SAÚDE CONCLUEM CURSOS TÉCNICOS DO PROJETO “SAÚDE COM A GENTE”
Fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Ministério da Saúde e Conasems, o Projeto “Saúde com a Gente” através da Prefeitura de Sertãozinho, celebrou nesta terça-feira, dia 19 de março, a conclusão de cursos em nível técnico das primeiras turmas de “Agentes Comunitários de Saúde” e “Técnicos em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias”.

Foram 19 formandos em Agente Comunitário de Saúde, habilitados para atuar na identificação, prevenção e controle das doenças e agravos, com aperfeiçoamento em seus processos de trabalho; e sete formandos em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias habilitados teórica e tecnicamente na identificação, prevenção e controle de fatores de risco presentes em território local, identificando sinais e sintomas de doenças e agravos promovendo saúde.

Os agentes já estarão aptos a análise de informações coletadas nas residências e território de atuação orientando a população a fim de melhorar a qualidade e resolutividade da atenção primária.

Estiveram presentes na cerimônia de formatura o Prefeito Dr. Wilsinho; o secretário de Governo, Walter Lúcio Celline; a secretária-adjunta da Saúde, Patrícia Marques Morasqui; a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Fábia Tolvo; e a diretora do Departamento de Enfermagem, Adriana Recco Canivarolo.

PROJETO SAÚDE COM A GENTE
O programa foi criado para fortalecer a Política de Atenção Básica do SUS por meio da formação ampla dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Vigilância em Saúde. O “Saúde com a Gente” já ofereceu qualificação técnica para cerca de 200 mil agentes em todo território nacional, com carga horária de 1.275 horas, sendo o maior programa de formação técnica em formato híbrido (aprendizagem de modo presencial e a distância).

Sertãozinho, através da Secretaria de Saúde, aderiu ao programa visando a qualificação dessas categorias profissionais e o incentivo ao conhecimento, buscando sempre a melhoria do atendimento à população.

Ana Carolina Milani