25 MAR 2024
DATA MARCA IMPORTÂNCIA DO COMBATE À TUBERCULOSE
O Dia Mundial da Tuberculose, celebrado em 24 de março, é uma data de conscientização sobre as consequências que a doença provoca. Considerada emergência global pelas instituições de saúde mundiais, a Tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. A forma pulmonar da doença é a mais frequente e de maior relevância para a saúde pública, responsável pela manutenção da sua transmissão. No entanto, a tuberculose pode ocorrer em outras partes do corpo (tuberculose extrapulmonar).

O principal sintoma da Tuberculose é a tosse, que pode vir acompanhada de febre ao final da tarde, suor noturno e emagrecimento. Recomenda-se que todo indivíduo com tosse de duração de três ou mais semanas seja investigado para a Tuberculose. Para isso, deve-se procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.

A transmissão da tuberculose pulmonar ou laríngea ocorre de pessoa a pessoa pela via respiratória (tosse, espirro ou fala), e inalada por um indivíduo saudável. O diagnóstico é realizado pela avaliação clínica do paciente, por exames bacteriológicos e exames complementares (raio-X de tórax, entre outros).

AÇÕES NO MUNICÍPIO

Em Sertãozinho e Cruz das Posses, o atendimento ao paciente com suspeita de Tuberculose inicia-se na Atenção Básica, através da avaliação de um médico clínico geral, ou diretamente no Centro de Referência de Infectologia, com a equipe do Programa de Tuberculose, pois em Sertãozinho é possível o acesso a essa especialidade sem a necessidade de encaminhamento.

Após a avaliação, inicia-se o protocolo de atendimento onde serão disponibilizados diagnóstico e tratamento ao paciente e familiares (contactantes) através do SUS.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO
Qualquer pessoa pode adoecer por Tuberculose, embora alguns grupos populacionais, devido às suas condições de saúde e vida, possuem maior risco de adoecimento, pessoas que vivem com o vírus HIV/AIDS, diabéticos, pessoas em situação de rua e os privados de liberdade, entre outros.

A Tuberculose tem cura e seu tratamento é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para o êxito do tratamento, é importante que o paciente tome os medicamentos de forma regular (todos os dias, em doses adequadas) e pelo tempo previsto (mínimo de seis meses). Com aproximadamente 15 dias de tratamento, a transmissão da bactéria do indivíduo doente para outras pessoas é interrompida, evitando novos casos da doença.

O abandono do tratamento é um dos principais desafios para o controle da doença e favorece a manutenção de sua transmissão. Adicionalmente, essa situação pode causar a resistência da bactéria aos medicamentos utilizados no tratamento, o que pode levar à ocorrência de casos graves e óbito.

VACINA
A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Após 15 dias do início do tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento, que é totalmente gratuito, disponibilizado pelo SUS, deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.

Ana Carolina Milani