04 ABR 2024
DIA MUNDIAL DE ANIMAIS DE RUA: PROTEJA CÃES E GATOS EM VULNERABILIDADE
Hoje, dia 04 de abril, é o Dia Mundial dos Animais de Rua. Além de conscientizar a população sobre a situação de cães e gatos sem um lar para chamar de seu, a data tem o intuito de estimular ações que promovam a saúde, bem-estar e a adoção de animais em situação de vulnerabilidade.

É importante lembrar que esses bichinhos não fizeram a escolha de morar nas ruas: foram abandonados, se perderam ou já nasceram sem um lar. Com frequência ficam expostos ao calor ou frio extremos e, devido à falta de alimentos, gatos e cachorros carentes podem caçar animais silvestres. Dessa forma, podem contribuir para o desequilíbrio ecológico e a propagação de doenças como a raiva, representando perigo inclusive para seres humanos.

Além disso, esses animais estão sujeitos a sofrer violências de pessoas hostis e acidentes, como atropelamentos. É importante lembrar que maus-tratos e abandono de animais são crimes ambientais previstos na Lei Federal nº 9.605/1998 e na Lei Municipal nº 5.436/2012.

Então que tal fazer a sua parte? Veja como você pode ajudar:
  • Denuncie casos de abandono, maus-tratos e agressão;
  • Se não tiver condições para adotar, ofereça água, comida e, se possível, algum tipo de abrigo;
  • Apoie ONGs de defesa animal;
  • Animais comunitários podem ser levados ao Núcleo de Controle de Vetores e Zoonoses para receberem gratuitamente a vacina contra a raiva animal; ou, se possível, chame um veterinário para aplicar vacinas;
  • Agende a castração de animais comunitários na UBS Animal “Elza Moschini Marques” de baixo custo ou, caso você seja beneficiário de programas assistenciais, na modalidade gratuita.

Os bichinhos do Canil de Adoção “Dr. João Caldin Filho” já foram animais abandonados e levar um deles para casa também ajuda a diminuir a população de animais nas ruas. O Canil Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h e aos sábados das 8h às 12h. O endereço é Av. José Ferreira dos Reis, nº 890 – Jardim Itapuã, Sertãozinho. Mais informações: (16) 3947-3218.

Luciana Nascimento