12 ABR 2024
CASTRAÇÃO PROTEGE SAÚDE DO ANIMAL E EVITA CRIAS INDESEJADAS
Em Cruz das Posses, Prefeitura disponibiliza últimas vagas para cirurgias no Castramóvel
A castração é uma cirurgia feita em cães e gatos saudáveis e recomendada tanto para machos quanto para fêmeas. Além de prevenir uma série de doenças, impede crias indesejadas, contribuindo assim para diminuir o número de animais abandonados nas ruas. Conheça a seguir as vantagens da castração:

PARA MACHOS
• Param de urinar nos cantos para marcar território e o odor da urina fica mais fraco;
• Ficam menos agressivos, evitando brigas com outros animais;
• Param de fugir atrás de fêmeas no cio;
• Aumenta expectativa de vida.

PARA FÊMEAS
• Param de ter cio, ou seja, não sangram mais. As gatas param de miar de madrugada;
• Previne doenças como a piometra (grave infecção no útero), câncer de mama e de útero. Nas cadelas, previne o tumor venéreo transmissível (TVT);
• Elimina gravidez psicológica (pseudociese);
• Aumenta expectativa de vida.

ATENÇÃO: o uso de anticoncepcionais para fêmeas é contraindicado por provocar piometra e câncer de mama.

CASTRAMÓVEL EM CRUZ DAS POSSES
Entre os dias 19 e 21 de abril, o distrito de Cruz das Posses receberá uma unidade móvel para a castração de animais de estimação. Para participar da ação, realizada pela Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, cada munícipe deverá cadastrar no máximo dois pets até o dia 17 de abril ou até se terminarem as vagas disponíveis.

Os interessados devem realizar o cadastro no site da prefeitura, através do SIM – Sem Papel, ou na Central de Atendimento ao Cidadão que funciona na sede da Secretaria Distrital (Subprefeitura). ONGs e protetores independentes também podem inscrever animais sob sua responsabilidade.

Quaisquer dúvidas podem ser tiradas pelo telefone (16) 3946-7808, da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, ou pessoalmente na Secretaria Distrital.

Luciana Nascimento