16 ABR 2024
VEJA QUAIS SÃO OS CUIDADOS COM SEU PET ANTES DA CIRURGIA DE CASTRAÇÃO
Você, morador de Cruz das Posses que fez a inscrição de seu animalzinho para a cirurgia no Castramóvel, saiba que são necessários alguns cuidados antes e depois da castração. Então preste atenção nas recomendações abaixo.

ANTES DA CIRURGIA
  • O primeiro ponto a observar é se o pet está com a vacinação em dia, vermifugado e livre de pulgas e carrapatos. Assim, o animal estará protegido contra doenças após a cirurgia e terá uma recuperação mais rápida.
  • As fêmeas não podem estar no cio e, se elas estiverem com filhotes, é indicado aguardar o desmame para que ela possa ser submetida à cirurgia.
  • No caso de cães, dê banho um dia antes da cirurgia. Se estiver frio, recomenda-se que o banho seja com água morna em lugar protegido do vento e que seja usado secador para secar o animal.
  • Não é recomendado o banho em gatos.
  • Antes da cirurgia, o cão ou gato não pode ingerir alimentos. O jejum alimentar deve ser de 8 horas. A água está liberada. Não vá deixar seu pet com sede, hein?
IMPORTANTE: Se o animal não estiver em jejum, a castração não será realizada, devido ao risco de aspiração do alimento que está no estômago.

DEPOIS DA CIRURGIA
  • Como o animal não pode lamber o local dos pontos, mantenha-o com o colar elisabetano, que será fornecido no momento da castração. Se você for tutor de dois pets, eles precisam ficar em locais separados.
  • Dê os remédios na quantidade e horário indicados pelo veterinário.
  • Siga corretamente as recomendações sobre a higienização diária da cicatriz.
  • Tome cuidado para que seu pet não suba ou desça escada, sofá ou cama. Isso porque, até passar totalmente o efeito da anestesia, os reflexos estarão lentos.
  • O cão ou gato deve ficar em ambiente plano e em repouso. Por isso não o estimule com brincadeiras.
Vale ressaltar que todos os animais cadastrados para a cirurgia passarão por avaliação médica antes do procedimento cirúrgico. Caso seja constatado que o animal seja idoso ou possua alguma enfermidade, como doenças cardíacas, endócrinas ou obesidade, não poderá passar pala castração.

A ação de castrações gratuitas pelo Castramóvel é realizada pela Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, com organização da UBS Animal “Elza Moschini Marques”. Mais informações pelo telefone (16) 3946-7808.

Luciana Nascimento