A Prefeitura de Sertãozinho, através do Saemas, inaugurou na manhã desta terça-feira, dia 16 de abril, o Centro de Controle de Operações (CCO-Saemas). O evento foi realizado no setor operacional da autarquia, que fica no Jardim Alvorada.
Esse setor de inteligência utiliza a telemetria para realizar a operação e monitoramento de poços artesianos e reservatórios de forma on-line, por um computador. A população pode, inclusive, acompanhar 24 horas por dia pelo smartphone, através do
site. A tecnologia, que foi implantada nesta gestão, contribui para a otimização das ações levando agilidade na tomada de decisão a partir de dados coletados e entregues aos operadores.
A telemetria também trouxe avanços para o controle da qualidade da água. Com a tecnologia é possível ter em tempo real os níveis de pH, cloro e outros componentes, mesmo antes da análise em laboratório. “Investir em água de qualidade é investir em saúde. Sabemos da importância desse serviço, que é essencial para a população, e seguiremos investindo”, afirmou o prefeito Dr. Wilsinho.
“É um dia histórico para o Saemas. A implantação da telemetria já apresenta bons resultados no serviço de abastecimento de água de Sertãozinho e Cruz das Posses”, comenta o superintendente do Saemas, Leonídio de Oliveira Júnior.
Além do prefeito Dr. Wilsinho e do superintendente Leonídio, estiveram presentes na cerimônia de entrega, o vice-prefeito, Ricardo Almussa; representando o Saemas, o superintendente adjunto, Alex Cardin; o diretor administrativo, Fabrício Fonseca; o diretor de operações, Alexandre Roberto; o diretor Jurídico, Eder Rafael Zamoner; e o diretor técnico, Elton Nunes.
Também estiveram presentes a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Sueli Fedosse; os especialistas em tecnologia do SENAI, Paulo Tescaro e Daniel Saran; o diretor comercial da Ecometria, Richard Freitas; e o químico do Saemas, Leandro Espinoza; além de servidores dos setores administrativo e operacional da autarquia.
Rafael Aguiar
Departamento de Comunicação Saemas