23 ABR 2024
PREFEITURA REALIZA 254 CIRURGIAS DE CASTRAÇÃO DE CÃES E GATOS EM CRUZ DAS POSSES
De 19 a 22 de abril, a Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, realizou 254 cirurgias de castração gratuitas em animais de estimação de moradores e cuidadores de animais do distrito de Cruz das Posses. A ação foi realizada na Praça Cel. Francisco Schmidt, na unidade móvel da Secretaria, o Castra Móvel, mediante agendamento prévio, que foi realizado pelo sistema SIM – Sem Papel.

Ao todo, foram 320 animais inscritos. “Nós tínhamos previsto 200 cirurgias em três dias de atendimento, mas a demanda superou nossas expectativas. Por isso, abrimos um dia a mais na agenda do Castra Móvel”, comenta a secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Gabriela Galon. Nos quatro dias da ação, houve 24 abstenções.

De acordo com o veterinário da pasta, Luís Felipe Belezini, todos os animais cadastrados foram submetidos a exame de sangue. “Isso é necessário para verificar a presença de anemia, parasitas, infecções e o nível de plaquetas. Aqueles que mostraram alguma condição de saúde não puderam ser castrados”, explica o veterinário. Assim, 42 animais não foram considerados aptos para passarem pela cirurgia.

A IMPORTÂNCIA DA CASTRAÇÃO
A castração é uma cirurgia feita em cães e gatos saudáveis e recomendada tanto para machos quanto para fêmeas. Além de prevenir uma série de doenças e aumentar a expectativa de vida dos animais, impede crias indesejadas, contribuindo assim para diminuir o número de animais abandonados nas ruas.

Ainda, machos castrados ficam menos agressivos, evitando brigas com outros animais, e param de fugir atrás de fêmeas no cio. Por sua vez, as fêmeas param de ter cio e as gatas, especificamente, param de miar de madrugada. A castração em fêmeas também protege contra doenças como a piometra (grave infecção no útero), câncer de mama e de útero e tumor venéreo transmissível (TVT), além de eliminar a possibilidade de gravidez psicológica (pseudociese).

CASTRA MÓVEL EM SERTÃOZINHO
A próxima ação do Castra Móvel acontecerá em Sertãozinho, entre os dias 21 e 24 de junho. Mais informações serão divulgadas oportunamente nos canais oficiais da Prefeitura.

Luciana Nascimento
23/04/2024

De 19 a 22 de abril, a Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, realizou 254 cirurgias de castração gratuitas em animais de estimação de moradores e cuidadores de animais do distrito de Cruz das Posses. A ação foi realizada na Praça Cel. Francisco Schmidt, na unidade móvel da Secretaria, o Castramóvel, mediante agendamento prévio, que foi realizado pelo sistema SIM – Sem Papel.