23 ABR 2024
DIA MUNDIAL DO LIVRO: CONFIRA DICAS DE CONSERVAÇÃO DOS EXEMPLARES
Hoje, 23 de abril, é o Dia Mundial do Livro, celebrado desde 1995 com o intuito de estimular a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais. Através dos livros, temos a oportunidade de aprender novos conhecimentos e vivenciar situações e sentimentos, através das estórias, que talvez jamais teríamos na vida.

Infelizmente, uma quantidade considerável de livros das Bibliotecas Públicas Municipais de Sertãozinho retorna danificada: há livros molhados, sujos, riscados ou com outro tipo de dano. Por isso, a bibliotecária Rafaella Fernandes dá as seguintes dicas para você cuidar bem dos títulos das bibliotecas – e dos seus também. Confira:

CUIDE BEM DOS LIVROS
  • Confira se suas mãos estão limpas e secas antes de manuseá-los.
  • Para marcar as páginas, utilize um marcador adequado. Jamais use a orelha do livro ou clipes, nem dobre a página.
  • Guarde-o sempre em lugar seguro, longe de animais e de umidade.
  • Não risque, sublinhe ou faça anotações a lápis ou caneta. Para tomar nota, use um bloco de papel ou caderno.
  • Para evitar acidentes que possam danificá-lo, não coma ou beba perto do livro.
  • Ao transportá-lo na mochila, certifique-se de que não há alimentos ou líquidos na bolsa que possam causar algum dano ao livro.
  • Se chover proteja-o. Se molhar, mesmo que pouco, ficará danificado.
  • Lembre-se: quanto melhor você cuidar dos livros, mais tempo ele vai durar e mais pessoas terão a oportunidade de lê-lo.

FREQUENTE AS BIBLIOTECAS
A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, tem o Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais, que conta com três bibliotecas. Juntas, elas somam em seus acervos cerca de 30 mil exemplares de livros, revistas em quadrinhos e DVDs de gêneros diversos para crianças, jovens e adultos. Você pode consultar a disponibilidade de títulos do acervo no site: https://biblioteca.link/Biblivre5/sertaozinho, por e-mail: biblioteca@sertaozinho.sp.gov.br ou por telefone/WhatsApp: (16) 3947-7571.

Os endereços das três bibliotecas municipais estão no site da Prefeitura, na página da Secretaria de Cultura e Turismo.

HOMENAGEM A GRANDES AUTORES
A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como uma homenagem a grandes escritores que morreram no dia 23 de abril: William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de La Vega.

Luciana Nascimento