A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar, realizou durante a semana diversas atividades para as famílias atendidas no CRAS V, Extensão Vila Garcia, referentes ao dia 18 de maio, dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
A equipe técnica, através da psicóloga Carolina Serradela e a terapeuta ocupacional Samantha Sandrin, e educadoras sociais prepararam atividades para as famílias atendidas pelo equipamento social e desenvolveram atividades pedagógicas e lúdicas para tratar da temática com as crianças, adolescente e idosos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com oficinas e vídeos educativos sobre o tema.
Os participantes também puderam assistir à contação da história “O Segredo da Tartanuna”, criado por psicólogas clínicas para auxiliar, diagnosticar suspeitas e desenvolver um trabalho preventivo contra um dos piores tipos de agressões contra criança e a família, o abuso sexual. A contação teve abordagem lúdica e interativa com adultos e crianças.
CAMPANHA FAÇA BONITO
Esta é uma data de luta, conscientização, mobilização e engajamento de toda a sociedade civil em prol dos direitos humanos e contra a violência sexual de crianças e adolescentes. Nos anos 2000, o Brasil passou a reconhecer oficialmente a data como dia de luta contra essas manifestações de violência, através da Lei nº 9970.
A violência e o abuso de crianças e adolescentes ainda são uma realidade no Brasil. Em 2021, mais da metade (67%) dos casos aconteceram dentro da casa da vítima, e entre pessoas próximas da família. Sendo assim, torna-se responsabilidade de todos alertar a população e promover ações que favoreçam a identificação, notificação e erradicação dessa realidade.
Ana Carolina Milani
Departamento de Comunicação PMS