23 ABR 2021
GCM SOLUCIONA CRIME EM CRUZ DAS POSSES ATRAVÉS DE CENTRAL DE MONITORAMENTO

Com as imagens das câmeras, implantadas este ano, a Guarda Civil Municipal auxiliou a Polícia Civil a elucidar o crime e solicitar a prisão dos envolvidos

No dia 16 de abril, a Guarda Civil Municipal (GCM) foi informada sobre um roubo que aconteceu a uma loja de açaí, no Centro de Cruz das Posses. Como o entorno da Praça Central é monitorado por câmeras, ao verificar as imagens, a GCM identificou a ação externa dos criminosos e o veículo usado para a fuga.

O comandante da Guarda, Thiago Carvalho dos Santos, relata que as câmeras flagraram o veículo parado no momento do assalto. “O mesmo veículo, posteriormente, passou devagar em frente à base da GCM, que fica diante da praça”. E continua: “então, através da placa do veículo, conseguimos localizar o proprietário, que confessou ter participado da ação dirigindo o veículo e indicou quem eram as outras pessoas que participaram da ação”.

O procedimento levou cerca de uma hora entre a realização do roubo e a identificação dos envolvidos. Segundo Thiago, todos eles foram conduzidos à delegacia. Como não estavam mais na condição de flagrante, acabaram não sendo presos no local, mas a Delegacia de Investigações Gerais de Sertãozinho, com as imagens da Guarda Civil, já pediu a prisão preventiva de todos os criminosos.

MONITORAMENTO

O monitoramento por câmeras em Cruz das Posses foi implantando pela gestão atual e entrou em funcionamento no dia 15 de março. Foram instaladas três câmeras no entorno da Praça Central, sendo que duas delas são fixas, de alta definição, e a câmera restante é móvel, do tipo speed dome, capaz de girar 360 graus. Há também mais quatro câmeras no interior da base da GCM. As imagens são coloridas e cada câmera alcança um zoom de até 300 metros, podendo identificar placas de veículos e até pessoas. O monitoramento é feito 24 horas por dia, sob a responsabilidade da GCM.

Segundo informações da GCM, o roubo à loja de açaí foi o primeiro delito na região central do Distrito desde a instalação das câmeras. O videomonitoramento, porém, tem coibido práticas criminosas na área, como vandalismo, pequenos furtos, danos ao patrimônio e tem auxiliado no combate a aglomerações na praça.