O Governo Municipal de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, promoveu uma série de benfeitorias nos cemitérios de Sertãozinho e Cruz das Posses.
Serviços de pintura, manutenção hidráulica e substituição de ferramentas e acessórios foram comuns a todos os campos-santos, assim como as pinturas de sinalização de solo - essas realizadas pelo Departamento de Mobilidade Urbana. O Cemitério Cristo Rei recebeu, ainda, manutenção nos letreiros, enquanto o Cemitério Papa Paulo VI teve bancos de concreto revitalizados.
No total, a Secretaria de Obras investiu R$ 62.450,00 nas benfeitorias para os três campos-santos. “Desde o início do ano estamos trabalhando para promover as melhorias de que os cemitérios necessitavam, incluindo manutenções gerais, limpeza e roçagem. O objetivo principal era oferecer ambientes limpos, agradáveis e seguros para os visitantes, com foco, principalmente, na semana do Dia das Mães, que é uma das datas de maior movimento, quando moradores de Sertãozinho, Cruz das Posses e também de outras cidades visitam os campos-santos para renderem suas homenagens aos seus entes queridos”, explica a secretária da pasta, Gabriela Toniello Galon Sanches.
De acordo com o assessor responsável pelos cemitérios e velórios do município, Mário José Pastorelli, outra preocupação foi manter a comunicação visual dos campos-santos atualizada, especialmente no que tange aos cuidados com a dengue. “Foram várias as necessidades identificadas desde que assumimos e uma das exigências do prefeito Zezinho Gimenez é que cuidássemos também para que os visitantes estivessem atentos à prevenção contra a dengue, ao enfeitarem as sepulturas com vasos de flores, e a possíveis acidentes com escorpiões. Por isso, renovamos toda a parte de comunicação visual interna dos cemitérios”, pontuou.
Um levantamento de campo realizado pelo Departamento de Turismo, órgão ligado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, estimou que cerca de 30 mil pessoas visitaram os três cemitérios, em Sertãozinho e Cruz das Posses, durante a semana do Dia das Mães. “Nosso objetivo foi acompanhar o fluxo de visitantes e identificar as pessoas que se deslocaram até a nossa cidade para renderem suas homenagens. Muitas dessas pessoas utilizam diversos serviços, como a rede hoteleira, supermercados, restaurantes, entre outros, nos fornecendo informações valiosas sobre a demanda que temos nesta data”, explica a gestora de turismo da pasta, Elziane Sandrim.
A união de esforços dos setores municipais foi de grande importância para que os visitantes fossem recebidos nos campos-santos locais de forma agradável, segura e respeitosa.
(Departamento de Comunicação PMS)