Nesta quarta-feira, 24 de setembro, às 20h, a Orquestra Jovem de Sertãozinho fará uma apresentação temática gratuita somente com canções italianas. O espetáculo “E eles chegaram”, que será realizado no Teatro Municipal de Ribeirão Preto, em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil, contará com a participação do grupo coral do Instituto Casa da Memória Italiana – o Coro Memorie d’Italia – e com o apoio do Governo Municipal de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
Sob regência do maestro Américo Perin e coordenação de Ângela Maria Volpe, 36 músicos apresentarão um repertório de dez canções italianas conhecidas mundialmente, entre elas “O sole mio”, “Volare”, “Funiculì Funiculà” e “Dio come te amo”. Durante a apresentação, haverá participação especial do grupo folk de dança Dante Alighieri.
Na mesma noite, Alexandre Mazzer Perticarrari conduzirá o Coro Memorie d’Italia, que cantará trechos de óperas do famoso compositor erudito italiano, Giuseppe Verdi, além de canções do compositor contemporâneo, também nascido na Itália, Claudio Riffero.
O Teatro Municipal de Ribeirão Preto está localizado na Praça Alto do São Bento, s/nº – Jardim Mosteiro. A entrada é gratuita.
O Projeto
A Orquestra Jovem de Sertãozinho teve sua primeira apresentação oficial no dia 7 de fevereiro de 2007, na EMEF “Profª Elvira Arruda de Souza”. Mais tarde, em 31 de maio de 2010, foi criada a Associação Orquestra Jovem de Sertãozinho Escola Dramático-Musical, que, desde então, oferece ensino gratuito de teoria e prática de instrumentos que compõem uma orquestra, promovendo formação profissional, interação social e o aumento da autoestima da população atendida.
O projeto é subsidiado pelo Governo Municipal de Sertãozinho, através de termo de fomento firmado entre a Secretaria de Cultura e Turismo e a Orquestra Jovem de Sertãozinho, renovado anualmente. Os ensaios acontecem semanalmente no anfiteatro da secretaria.