No final de semana do Dia das Crianças, 11 e 12 de outubro, Sertãozinho receberá uma programação de espetáculos muito especial destinada aos pequeninos. A Mostra de Teatro Infantil da Catarsis – Arte para Infância e Juventude, conta com três espetáculos, sendo um deles voltado especialmente para bebês. Além das peças, haverá bate-papo pós-espetáculo e encontro com profissionais da educação.
Com apoio do Governo Municipal de Sertãozinho, através da Secretaria de Cultura e Turismo, a iniciativa é viabilizada por meio de editais do Programa de Ação Cultural ProAC 2024, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) do Ministério da Cultura – Governo Federal.
A programação começa no sábado, dia 11, às 16h, com espetáculo “O muro de Sam”, que será apresentado no Teatro Municipal “Profª Olympia Faria de Aguiar Adami”. E continua no domingo, Dia das Crianças – 12 de outubro, com dois espetáculos: “Brun Blaà” (para bebês), às 11h, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Eurides Ferraz Teixeira”; e “É tudo Família”, às 16h, no Teatro Municipal.
Bate-papo pós-espetáculo
Após "O muro de Sam" e "É tudo família!", haverá um diálogo aberto entre artistas e público, com participação de até 15 crianças (5 a 12 anos) no palco para perguntas e debates. A programação conta ainda com o encontro "Por trás da criação", exclusivo para profissionais da educação, com reflexões sobre o impacto da arte no desenvolvimento infantil. Duração: 45 minutos.
Os três espetáculos têm classificação livre e entrada gratuita, porém é preciso reservar antecipadamente pela plataforma Sympla, por meio do link: https://www.sympla.com.br/evento/mostra-de-teatro-infantil-em-sertaozinho/3044495?share_id
O Teatro Municipal fica na Rua Washington Luiz, 1.131 – Centro. Já o CEU das Artes, localiza-se à Rua Pedro Montenegro, 340 – Jardim Santa Marta.
O grupo
A Catarsis é uma produtora cultural dedicada à pesquisa e criação de projetos artísticos para a infância e juventude. Foi criada em 2013, inicialmente elaborando projetos de outros grupos e para todas as idades. Porém, desde de 2015, o grupo tem se aprofundado na pesquisa e na realização de trabalhos autorais voltados à infância e à adolescência, como espetáculos cênicos, mostras, exposições e festivais, sempre com excelência e qualidade artística.
Serviço:
“O muro de Sam”
11 de outubro | às 16h | Teatro Municipal | Duração: 60 minutos
Inspirado no livro "Querido Senhor Presidente", a peça acompanha Samuel, que, após saber sobre a construção de um muro na fronteira dos EUA, decide erguer um no próprio quarto para se separar do irmão. Esta é uma história sobre romper fronteiras, mas também sobre refletir acerca das diferenças e encontrar pontos de convergência e de conexão.
Classificação Livre – melhor aproveitado a partir dos 6 anos
Acessível: tradução em Libras e apoio a PcDs
“Brun Blaà”
12 de outubro | às 11h | CEU das Artes | Duração: 50 minutos
Palha, gravetos, bambus e penas são apresentados aos bebês (e aos adultos também), despertando a curiosidade pelo simples, pelo o que temos em nossos quintais, praças e parques e o quanto estes elementos podem divertir e “alimentar”.
Classificação Livre, indicado para bebês até 3 anos
“É tudo Família”
12 de outubro | às 16h | Teatro Municipal | Duração 55 minutos
Davi, Lucas, Lucinha e Júlia têm 9 anos e 1 hora fazer uma apresentação sobre “O que é família” – para a classe inteira e o professor bem bravo. Só que cada um deles tem famílias com diferentes realidades afetivas! Peça baseada em livro homônimo.
Classificação Livre – melhor aproveitado a partir dos 5 anos
Acessível: tradução em Libras e apoio a PcDs