Contribuir com o desenvolvimento social de Sertãozinho pode ser mais simples do que parece. Até 31 de dezembro, pessoas físicas e empresas podem destinar parte do Imposto de Renda (IR) devido aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Idoso, apoiando projetos e entidades locais que atendem públicos em situação de vulnerabilidade.
Além de não representar custo adicional, a doação reflete diretamente na melhoria da rede de atendimento e na qualidade de vida de crianças, adolescentes e idosos do município.
Pessoas físicas podem doar até 6% do IR devido, desde que utilizem a declaração por deduções legais (declaração completa). Já empresas tributadas com base no lucro real podem destinar 1% do imposto devido.
O valor poderá ser depositado, até o último dia útil de 2025, diretamente na conta do fundo escolhido — Fundo Municipal da Criança e do Adolescente ou Fundo Municipal do Idoso — e, obrigatoriamente, comprovado junto ao respectivo conselho municipal, que emite o recibo.
É possível, também, destinar até 3% do imposto no momento de preenchimento da declaração durante o período de entrega do IR de 2026.
Os recursos arrecadados são revertidos em ações que fortalecem a rede municipal conveniada, ampliam a inclusão social e garantem proteção a quem mais precisa. “Ao fazer a destinação, o contribuinte também exerce sua cidadania, decidindo que parte do imposto pago permaneça em Sertãozinho, e seja investida em programas e serviços locais. As destinações são aceitas mesmo em casos de declaração com valores a restituir”, destaca a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Tatiane Cristina Pereira Guidoni Gimenez.
Entre as instituições aptas a receber recursos pelo Fundo da Criança e do Adolescente, estão entidades como a APAE, o Lar de Amparo à Criança Filhos de Deus, o Instituto Expresso Viver, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e a Orquestra Jovem de Sertãozinho, além de outras.
Já pelo Fundo do Idoso, podem receber repasses instituições como a Casa Pia, o Centro de Convivência do Idoso (CCI) e o Centro Dia do Idoso (CDI), e também organizações voltadas à cultura, lazer e esportes.
A destinação do Imposto de Renda é uma forma simples e transparente de contribuir para transformar realidades. Cada valor doado faz diferença no fortalecimento das políticas públicas e na construção de uma cidade mais justa e solidária.