Na última sexta-feira, dia 07, a EMEIF “Prof.ª Cleuza Maria Pontes Braz” recebeu o projeto “Brasil de Tuhu”, iniciativa que leva concertos de música clássica a escolas do estado de São Paulo por meio da Lei Rouanet.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Sertãozinho foi uma das 17 cidades paulistas contempladas com a ação neste ano. O projeto também valoriza o legado de Heitor Villa-Lobos, que, na década de 1930, percorreu o país registrando cantigas populares com o objetivo de construir uma nação musicalizada.
As apresentações são realizadas pelo Quarteto Brasil de Tuhu, sob a direção pedagógica da violinista venezuelana Carla Rincón, premiada internacionalmente. O concerto conta, ainda, com a participação da atriz e artista brincante Verônica Bonfim, autora premiada de literatura infantojuvenil. O roteiro lúdico e envolvente é assinado por Tim Rescala, compositor, arranjador e autor teatral conhecido por trilhas de minisséries como Hoje é Dia de Maria, Capitu e Sítio do Picapau Amarelo.
A proposta tem caráter interativo: as crianças aprendem conceitos como ritmo, melodia e harmonia de forma leve e divertida, conhecem instrumentos de cordas e se aproximam da música erudita por meio de uma narrativa acessível.
O programa também disponibiliza conteúdo para educadores, fortalecendo a prática musical após as apresentações. A iniciativa acredita que ampliar o acesso à música clássica em regiões com menos oferta de equipamentos culturais contribui para democratizar a cultura e promover o desenvolvimento humano por meio da educação.
Com a missão de ampliar o acesso à educação musical, o Brasil de Tuhu já impactou mais de 77 mil crianças em 13 estados brasileiros ao longo de seus 17 anos de atuação.









