Ontem, dia 11, a Polícia Militar do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou a cerimônia de entrega dos certificados do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência — o Proerd —, que atendeu mais de 900 alunos de 5º ano da rede municipal de ensino.
O evento contou com as presenças do prefeito Zezinho Gimenez; do comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar do 43º Batalhão de Polícia Militar do Interior, Capitão PM Leandro José Milani; do secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Coronel Marco Aurélio Loes Teles; da secretária de Educação, Elaine Silva; da soldado PM, Flávia Furlan Alves, e da cabo PM, Fernanda Andrade de Paula — responsáveis pela ministração das aulas. Também participaram professores, gestores escolares e familiares dos alunos.
Durante a solenidade, além da entrega dos certificados, realizada pelas professoras de cada classe, houve também a premiação da Medalha Proerd, honra concedida a um aluno por classe, de cada escola, pela elaboração de uma redação com temáticas relacionadas aos aprendizados do programa.
Os estudantes presentes fizeram o tradicional juramento do Proerd — comprometendo-se a dizer “não” às drogas — e participaram do sorteio de 10 bicicletas, sendo uma para cada escola, em um momento marcado pela alegria e pelo entusiasmo das crianças.
Criado em 1993 pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, o Proerd tem como objetivo educar crianças e adolescentes de forma preventiva, por meio de aulas ministradas em ambiente escolar, com apoio de policiais e professores. A iniciativa promove o diálogo sobre temas como responsabilidade, empatia, bullying, rede de ajuda e os efeitos do uso de drogas lícitas e ilícitas.
Com carga horária de 10 horas, o curso é aplicado semanalmente e utiliza atividades lúdicas e interativas para estimular a tomada de decisões conscientes e fortalecer valores que contribuem para uma vida saudável e segura.