A Secretaria Municipal de Saúde realiza até o dia 28 de novembro, sexta-feira próxima, a “Semana de Prevenção ao Câncer Bucal” - iniciativa que busca conscientizar a população sobre os riscos associados ao cigarro e a outros fatores que podem levar ao desenvolvimento da doença.
Ao longo da semana, os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) de Sertãozinho e de Cruz das Posses promoverão avaliações bucais, reforçarão orientações de higiene oral e destacarão a importância de eliminar hábitos nocivos, como o tabagismo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o cigarro é o principal fator de risco para o câncer bucal.
A ação, promovida pelo Governo Municipal, faz um chamado especial às pessoas fumantes — embora seja aberta a todos os cidadãos — para que procurem um dos Centros de Especialidades Odontológicas e recebam orientação adequada, reforçando a importância da prevenção e do cuidado contínuo com a saúde.
Os principais sinais de câncer bucal são:
- Manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas;
- Nódulos (caroços) nos lábios, boca ou pescoço;
- Rouquidão persistente.
Na ocorrência dos sintomas acima, é imprescindível passar por consulta odontológica o quanto antes.
Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer bucal é o quinto tumor mais frequente em homens no Brasil.
Os CEOs de Sertãozinho e Cruz das Posses atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 15h, e estão localizados nos seguintes endereços:
- CEO “Marlene Seccani” – Rua Washington Luiz, 2580 - Jardim Alvorada;
- CEO “Dr. Fábio Zanutto” – Rua Luiz Cancian, s/nº – Shangri-lá;
- CEO “Brenda Rútula” – Rua Antônio Petri, 2550 - Cruz das Posses.