Aconteceu na manhã de ontem, terça-feira, 17 de dezembro, no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação “Diva Terezinha Perticarrari”, uma reunião com foco no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M). O encontro, que teve como objetivo estratégico a melhoria das notas do IEG-M, contou com a articulação do professor Me. Luciano Aparecido de Lima, contador e mestre em Administração de Empresas, que presta consultoria à Secretaria Municipal da Fazenda na temática do índice desde agosto deste ano.
Estiveram presentes o prefeito Zezinho Gimenez; os secretários municipais Andrei Ricardo Trovo (Administração); Tatiane Cristina Pereira Guidoni Gimenez (Assistência Social e Direitos Humanos); Heraldo Luiz Dalmazo (Casa Civil); José Adilson dos Santos (Cultura e Turismo); Elaine Cristina da Silva (Educação); Marli Aparecida Ferreira Bozzo (Fazenda); Carlos Alexandre Ribeiro Gomes (Meio Ambiente e Agricultura); e o coronel Marco Aurélio Loes Teles (Segurança Pública e Mobilidade Urbana). Também participaram os superintendentes Alex Fabian Cardin de Sousa (SAEMAS) e Vanderlei Moscardini de Oliveira (SERTPREV), além de outros servidores da atual gestão municipal.
Durante a reunião, foi realizada uma explanação detalhada sobre o IEG-M, uma ferramenta de diagnóstico criada pelos Tribunais de Contas Estado de São Paulo (TCE-SP), para avaliar a qualidade da administração pública municipal. O índice mede a eficiência das políticas e dos serviços públicos em áreas como Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Proteção aos Cidadãos e Governança de Tecnologia da Informação, auxiliando gestores e a população a compreenderem o desempenho da gestão e a direcionarem ações de melhoria.
O professor Luciano apresentou uma palestra abordando como cada secretaria já vem atuando para aprimorar seus indicadores, detalhando os pontos de atenção e os avanços conquistados até o momento. Na sequência, representantes de cada um dos índices avaliados pelo IEG-M — Planejamento, Gestão Fiscal, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Proteção aos Cidadãos (Defesa Civil) e Tecnologia — fizeram uso da palavra, apresentando as ações em andamento e os esforços voltados à melhoria dos resultados em suas respectivas áreas.
A meta do Governo Municipal é elevar as notas do município no índice, a partir da correção dos apontamentos realizados pelo TCE-SP. A melhoria nos indicadores traz benefícios diretos para o município, como maior facilidade de acesso a recursos federais, mais credibilidade institucional, melhores condições de financiamento e o reconhecimento de uma gestão pública eficiente.
O encontro reforça o empenho da gestão do prefeito Zezinho Gimenez e da vice-prefeita Cássia Soares na busca contínua por melhorias para toda a população sertanezina, com avanços em todos os setores da administração e o compromisso de fortalecer, cada vez mais, o nome de Sertãozinho nos cenários estadual e nacional.