Os moradores de Cruz das Posses passam a contar com uma facilidade a mais a partir de quinta-feira, 22, com o início das atividades do PAV (Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal) – um serviço gratuito oferecido por meio de parceria entre o órgão federal e o município, que tem como objetivo facilitar o acesso da população a diversos serviços, disponibilizando orientação e atendimento presencial para demandas que, em grande parte, eram realizadas exclusivamente pela internet.
A iniciativa, que envolve as secretarias da Casa Civil e de Cruz das Posses, propiciará que os moradores acessem gratuitamente e com orientação técnica e segura serviços como abertura da Conta gov.br e elevação de nível; inscrição, alteração ou regularização de CPF; protocolo de pedidos de atualização cadastral não conclusivos na internet; emissão de comprovante de inscrição e situação cadastral do CPF; atendimento na modalidade de Autoatendimento Orientado no portal e-CAC; consulta de pendências fiscais e emissão de DARF ou GPS; obtenção de cópia de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física e do Imposto Territorial Rural.
Além desses serviços, o ponto realiza, também, o recebimento de Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, quando o limite máximo de cinco declarações retificadoras for atingido, bem como orientações gerais sobre outros serviços da Receita Federal disponíveis nos meios digitais.
Em função das regras de atuação do PAV, a gestora de atendimento ao cidadão, Carmen L. A. Pereira Mantovani, explica que alguns tipos de serviços não serão realizados. “A premissa do PAV é levar serviços da Receita Federal para mais perto do cidadão, especialmente aquele que tem dificuldade de se deslocar para atendimentos presenciais ou possua dificuldade com o ambiente digital. Por isso, alguns atendimentos não são realizados pelo PAV, como pedido de restituição ou reembolso, cálculo de DARF ou GPS para pagamento, recebimento de ofícios e correspondências destinados à Receita Federal, atendimento a empresas que não sejam do tipo MEI, preenchimento de Procuração Eletrônica, procedimentos para regularização de obras de construção civil e realização de parcelamentos de qualquer natureza”, explica.
Recapitulando - O atendimento em Cruz das Posses terá início no próximo dia 22, quinta, e ocorrerá quinzenalmente, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, na Subprefeitura Distrital, localizada à rua Tenente Isaías, 918.
Sertãozinho também conta com o PAV: os mesmos serviços da Receita Federal já relacionados são oferecidos no Poupatempo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 17h.





