A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Sertãozinho, por meio do Núcleo de Fiscalização Ambiental, apresentou o balanço das ações realizadas ao longo do mês de janeiro de 2026, evidenciando a atuação constante do setor, juntamente à Guarda Civil Metropolitana e Defesa Civil, na proteção do meio ambiente e no atendimento às demandas da população.
Durante os 20 dias úteis do mês, foram registradas 38 denúncias de possíveis irregularidades ambientais. Todas as demandas receberam encaminhamento, com a realização de vistorias técnicas, abertura de processos administrativos e elaboração de relatórios, assegurando o cumprimento da legislação ambiental vigente.
Ao todo, foram lavrados 137 documentos oficiais, número que evidencia o volume expressivo de trabalho desenvolvido no período. As ocorrências abrangeram diferentes tipos de infrações ambientais, como corte de árvores sem autorização, poda drástica, descarte irregular de resíduos, queimadas, poluição atmosférica, lançamento irregular de efluentes, maus-tratos, entre outras. Desse total, 43 foram notificações, 75 autos de infração e 19 autos de multa, demonstrando uma atuação pautada, prioritariamente, no caráter educativo, sem deixar de aplicar medidas punitivas quando necessário.
Entre os destaques do mês está o início da Operação Descarte Consciente, realizada em parceria com a GCM e a Defesa Civil. De acordo com a responsável pelo Núcleo de Fiscalização Ambiental, Josilaine de Fátima Braga, a ação tem contribuído para a redução da ocorrência de descartes irregulares. “A Operação Descarte Consciente contempla o monitoramento estratégico de, pelo menos, 30 pontos viciados de descarte irregular de resíduos, o que reforça o combate a essas práticas, que causam danos ao meio ambiente e à saúde pública. Com o trabalho conjunto com a GCM, temos monitorado esses locais e já é possível observar uma diminuição, ainda que não total, dos descartes indevidos”, afirmou.
“O balanço de janeiro evidencia que a fiscalização ambiental segue presente e atuante, transformando as denúncias da comunidade em ações concretas de proteção ambiental, além de desenvolver iniciativas proativas de monitoramento e prevenção, que são premissas da administração do prefeito Zezinho Gimenez e da vice Cássia Soares”, pontuou o secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Carlos Alexandre Gomes.
A população pode colaborar denunciando práticas ambientais irregulares por meio da Ouvidoria Geral, pelos telefones 156 ou 16 2105-1006, pelo site da Prefeitura ou, ainda, pelo WhatsApp 16 99141-0844.









