Recentemente, o Governo Municipal de Sertãozinho celebrou o título de “Estância Turística”, conquistado em 23/12/25, durante evento que reuniu dezenas de pessoas entres autoridades locais, estaduais e representantes de diversos segmentos na sociedade.
O objetivo principal da ação foi a análise dos benefícios proporcionados pelo título em favor do desenvolvimento e da geração de novos modelos de negócios, além do aprimoramento dos já existentes.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, José Adilson dos Santos, deu as boas-vindas ao público presente e falou com entusiasmo sobre a importância de crescimento que o título oferece aos mais diversos segmentos da sociedade. “O turismo é uma junção do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada. Esse é o tripé fundamental para que o município, empresários e empreendedores possam colher os frutos desta conquista da melhor maneira possível”, afirmou.
Além de celebrar a conquista, que deve incrementar aos cofres públicos até cerca de R$ 8 milhões ao ano para investimentos na área, o prefeito Zezinho Gimenez utilizou seu discurso para explanar sobre diversos projetos e estudos que estão sendo executados em setores complementares aos de cultura e turismo, como praças públicas, esporte, saúde, segurança, infraestrutura, meio ambiente e sustentabilidade. “Sertãozinho vem se preparando para esta conquista há muitos anos, por meio de nossa excelente infraestrutura pública e das nossas indústrias, que nos tornaram referência no turismo de negócios e eventos, por meio da realização da Fenasucro & Agrocana; além do turismo esportivo e religioso. Temos potencial para explorar ainda mais as áreas de turismo de lazer e pedagógico, cultural, natural e ecológico, de compras, gastronômico, industrial, entre outros”, elencou o chefe do Executivo Municipal, que completou: “o turismo representa um celeiro de oportunidades e, no ano passado, movimentou 9,7% do PIB estadual”.
Presente ao evento, o secretário de Estado de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, parabenizou o município, que conquistou seu título pela primeira vez, ocupando uma excelente posição no ranking. “Sertãozinho chega ocupando a 12ª posição num rol composto por outros 77 municípios, porque são levados em conta vários outros aspectos que, somados, potencializam a vivência turística de fato. Ficam registrados os nossos parabéns e a certeza de que esta cidade fará um belíssimo trabalho na área turística”, declarou.
A presidente do CEISE Br, Rosana Amadeu, aproveitou para anunciar mais um importante evento que será realizado simultâneo à Fenasucro: o 13º Congresso Latinoamericano "José Paulo Stupiello" - Cana de Açúcar: a Bioenergia de que conecta os países, assinado pela ATALAC (Associação de Técnicos e Açucareiros da América Latina e do Caribe). Será a primeira vez do evento no Brasil em 50 anos, tendo a STAB como organizadora, além da Fenasucro e do CEISE Br como apoiadores. Por ocorrer simultaneamente à Feira, de 10 a 14 de agosto de 2026, o Congresso fará importantes intercâmbios com o maior evento de bioenergia do Brasil, movimentando a economia local e regional.









