Empenhada no aprimoramento das ações de enfrentamento ao coronavírus no município de Sertãozinho, a Administração Municipal, preocupada com a demora no recebimento dos resultados dos testes de coronavírus coletados e enviados ao Instituto Adolfo Lutz, que passa por uma sobrecarga de exames, autorizou o custeio de 100 testes RT-PCR via Santa Casa, destinados exclusivamente aos pacientes do SUS do município.
“Na última sexta-feira, 27, o prefeito Zezinho Gimenez autorizou a Secretaria Municipal de Saúde a realizar a aquisição desses testes específicos para coronavírus, os quais estão sob a governabilidade da Santa Casa, e só serão realizados em pacientes do SUS do nosso município, que estejam internados com quadro agravado de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), conforme determina o Ministério da Saúde, e segundo protocolos avaliados pelo médico infectologista da Santa Casa”, explica a secretária municipal de Saúde, Angélica Lazarini.
Ainda de acordo com a secretária, a maior agilidade no recebimento dos resultados dos exames interfere diretamente nas condutas de isolamento adotadas pela Santa Casa. “Se um teste de paciente suspeito grave, que está isolado, se apresenta negativo para coronavírus, o hospital tem a segurança de retirá-lo do isolamento e dar continuidade à sua assistência numa ala com outros pacientes. Isso aumenta a rotatividade dos leitos de isolamento, fazendo que eles sejam utilizados prioritariamente por pacientes efetivamente diagnosticados com a Covid-19”, explica Angélica.
Os testes estão sendo realizados em laboratório particular credenciado junto ao Governo do Estado, e ficam prontos em até 7 dias. O recurso empenhado pelo município para essa finalidade foi de R$ 23 mil. “O prefeito teve essa sensibilidade, pensando também no conforto emocional dos familiares que têm seus entes queridos internados por suspeita de Covid-19 ou que venham a falecer suspeitos da doença, pois, estamos atravessando um momento novo e assustador com essa pandemia, que já preocupa tanto a população, e entendemos que a agilidade dos exames, especialmente nos casos mais graves, possa trazer um alívio à expectativa desses familiares”, complementa a secretária.
É importante destacar que, foi por meio desses testes adquiridos em caráter especial, que foi descartado nesta quinta-feira, dia 02, o caso suspeito de um paciente de 86 anos, do sexo masculino, que faleceu durante internação na Santa Casa, no último dia 29 de março. Ele teve sua amostra colhida por se enquadrar nos critérios sintomatológicos da Covid-19, porém, já era sabido que o paciente vinha se tratando há três semanas de uma pneumonia.