Após o recebimento do segundo lote de vacinas contra a gripe, a Vigilância Epidemiológica retomou, nesta quarta, 25, as atividades de vacinação em cinco escolas da cidade. Entretanto, devido à grande procura da população idosa e profissionais de saúde, novamente, as doses se esgotaram.
De acordo com informações da Vigilância, até o momento, 9.700 pessoas já foram imunizadas. "Nessa primeira etapa, nosso levantamento aponta um total de 14.050 pessoas que podem receber as doses, sendo 11.447 idosos e 2.603 profissionais de saúde. O receio da população frente ao coronavírus provocou uma busca intensa por parte do público-alvo aos pontos de vacinação, embora a vacina contra a Influenza não proteja do novo vírus; por isso, os dois lotes de vacinas enviados ao município terminaram rapidamente", explica a chefe do setor, Tatiane R. M. de Paiva.
A decisão das quantidades de vacinas enviadas aos Estados, que posteriormente são repassadas aos municípios, é do Ministério da Saúde, que enviou um comunicado às cidades nesta quarta, de que não há previsão de reabastecimento. "A informação oficial dá conta de que novas doses estão sendo produzidas, porém, não nos apresenta prazo para normalização do estoque", afirma Tatiane.
Ao todo, 4.350 pessoas priorizadas na primeira etapa de vacinação, ainda não receberam a dose em Sertãozinho. "Nossa conduta será de continuar priorizando a imunização dos idosos e dos profissionais da saúde, assim que recebermos o próximo lote. Só vamos iniciar a vacinação de outros grupos de risco, depois que atingirmos a meta vacinal da primeira etapa", conclui a chefe da Vigilância.