A Prefeitura Municipal de Sertãozinho, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, certificou no dia 18, quarta-feira, as empresas da cidade que atingiram a pontuação necessária dentro das diretrizes do “Selo Verde 2019”. De acordo com a pasta, o Programa Selo Verde tem por objetivo reconhecer as indústrias do município como ambientalmente conscientes, as quais têm a preocupação com as questões ambientais e lidam, positivamente, com seus impactos ambientais, trazendo benefícios tanto aos seus funcionários, quanto à sociedade e ao meio ambiente.
Na cerimônia de certificação, estiveram presentes várias autoridades, entre elas: o vice-prefeito Nilton César Teixeira, que representou o Executivo Municipal; o secretário de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes; os vereadores Antônio Carlos Marcolino e Rogério Rodrigues da Silva, representando a Câmara Municipal; e diversos secretários da Prefeitura.
A 7ª edição de certificação do Selo Verde aconteceu na Escola Municipal de Educação Ambiental “Clóvis Badelotti”, que fica no Parque Ecológico e de Lazer “Gustavo Simioni”, e contemplou 18 empresas: ADDN Assistência Técnica, Comercial e Industrial Ltda.; Authomathika Sistemas de Controle Ltda.; Caldema Equipamentos Industriais Ltda.; ENGEVAP Engenharia e Equipamentos Ltda.; FAV- Fundição Água Vermelha Ltda.; Ferrusi Indústria e Comércio de Peças Ltda.; Fundição Moreno Ltda.; Irmãos Toniello Ltda. - Destilaria Santa Inês; JW Indústria e Comércio de Equipamentos em Aço Inoxidável Ltda.; Molbor Ind. e Com. de Artefatos de Borrachas Ltda. EPP; Mont Service Montagens e Serviços Industriais Ltda.; Mult Engrenagens, Equipamentos Industriais e Serviços Ltda. EPP; Pama Mecânica e Fundição Ltda.; Serquímica Indústria e Comércio de Produtos Químicos Ltda.; SR Tubos Comércio, Importação e Exportação de Tubos Ltda.; TE LOG Logística Ltda.; Transportadora Especialista Ltda. e TGM Indústria e Comércio de Turbinas e Transmissores Ltda.
Todas elas atingiram os 70 pontos mínimos exigidos pelo programa, dentro de 10 quesitos:
1 – Plano de gerenciamento de resíduos;
2 – Tratamento / destinação adequada dos resíduos industriais;
3 – Política interna de coleta seletiva de resíduos;
4 – Controle de poluição do ar;
5 – Controle de poluição sonora;
6 – Apoio a entidades ambientais (ONGs, associações, etc.);
7 – Ações de educação ambiental;
8 – Existência de profissional responsável pelo controle ambiental;
9 – Estação de Tratamento de Efluentes e/ou caixa separadora de óleo;
10 – Reutilização de água pluvial.
O secretário do Meio Ambiente, Carlos Alexandre Gomes, fez um breve agradecimento. “Gostaria de agradecer a Prefeitura, por acreditar no projeto, e parabenizar as empresas, por se dedicarem, e agradecer também àquelas que continuam mostrando a responsabilidade com o meio ambiente”.
Representando o Executivo, o vice-prefeito Nílton César Teixeira, elogiou o fato de o evento ser realizado na Escola Ambiental. “Gostaria de parabenizar a secretaria do Meio Ambiente pela escolha do local na realização da certificação, porque a nossa Escola Municipal de Educação Ambiental ‘Clóvis Badelotti’ é uma referência ambiental, e essa atitude dá também a oportunidade de as pessoas passarem a conhecê-la mais de perto”, comentou. Ele parabenizou também todos os empresários envolvidos e que colaboram com o município na questão ambiental.
Para finalizar o evento, cada empresa foi presenteada com uma muda de ipê branco, um presente da direção da Escola Municipal de Educação Ambiental “Clóvis Badelotti”.