A região de Ribeirão Preto é conhecida como uma das mais quentes do interior de São Paulo. E o município de Sertãozinho, que está situado a apenas 19 km desta cidade, consequentemente, sofre das mesmas condições climáticas.
Na região, os baixos índices de umidade relativa do ar, baixas precipitações e temperaturas altas durante o período de maio a setembro são fatores que, associados, contribuem para que ocorram queimadas nas áreas urbanas e rurais.
Além desses fatores climáticos, em função do final da colheita de cana e do preparo do solo para a plantação de nova safra de julho a setembro, há muita poeira, o que agrava problemas respiratórios.
Verifica-se ainda que ainda, principalmente em áreas de vulnerabilidade socioambiental, a população queima folhas e lixo, decorrentes da falta de conscientização ambiental. Essa prática é um fator importante para a decorrência das queimadas.
Nesse cenário, Sertãozinho vem atuando de maneira incisiva no combate e prevenção das queimadas no município. O objetivo é abrandar os efeitos da estiagem e diminuir os números de ocorrências ligadas a incêndios, tanto na área urbana quanto na rural.
Desde 2015, é de responsabilidade do Departamento de Preservação e Conservação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente a tarefa de apontamento das ocorrências de queimadas. Esse é um trabalho realizado em conjunto com o Corpo de Bombeiros nos eventos de fogo, durante o período de estiagem.
“Ano a ano estes apontamentos vêm sendo melhorados e, melhor que isso, ações estão sendo planejadas em função dos números coletados. Tanto que no dia 5 de julho desse ano foi lançada oficialmente a Campanha de Combate a Incêndios de Sertãozinho, que contou desde esta data com medidas efetivas de fiscalização e autuação já recorrentes de anos anteriores, bem como com ações de conscientização e educação ambiental referentes ao tema”, declara o secretário de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes.
Além disso, o caminhão-pipa da Secretaria de Meio Ambiente continuou atuando em conjunto com o Corpo de Bombeiros para o combate dos incêndios no município. E, numa ação conjunta e coordenada entre a Secretaria de Meio Ambiente e a de Obras, todos os caminhões-pipa da Prefeitura de Sertãozinho passaram a circular 24 horas por dia, molhando praças, rotatórias, avenidas e estradas rurais a fim de minimizar os efeitos do calor e promover a irrigação desses espaços.
Também a partir da data de lançamento da Campanha de Combate a Incêndios, todas as fontes da cidade passaram a ficar ligadas 12 horas por dia para ajudar a melhorar umidade do ar, criando ilhas de conforto térmico no meio urbano.
Além dessas ações, desde 2018 foi adotada medida na qual as novas praças a serem executadas e reformadas deverão conter um espelho d'água no intuito de atenuar o calor e elevar a umidade no local.
De acordo com os apontamentos da Secretaria de Meio Ambiente, houve, no ano de 2017, um total de 95 focos de incêndio mapeados na área urbana do município. Já em 2018, o número caiu para 70 incidências. E em 2019 foram 46 ocorrências registradas até o dia 19 de setembro.
Esses dados apontam para uma redução dos focos de incêndios e queimadas na área urbana do município, mostrando a eficiência das campanhas de Educação Ambiental e prevenção, bem como também os resultados positivos dessa parceria entre a Prefeitura Municipal e o Corpo de Bombeiros, no combate às queimadas urbanas.