A Comissão Organizadora da 17ª Feira do Livro de Sertãozinho anunciou, nesta semana, o nome da patronesse do evento deste ano, que está pautado no empoderamento feminino: será a escritora e poetisa Sônia Barros.
Sônia Barros, nasceu em 24 de agosto de 1968 em Monte Mor/SP, e reside desde a infância em Santa Bárbara d´Oeste, também no estado paulista. Graduada em Letras pela Universidade Metodista de Piracicaba, é poeta e autora de Literatura Infantil e Juvenil, com 23 livros publicados.
Por duas vezes venceu o Prêmio Paraná de Literatura na categoria Poesia (em 2014, com o livro “Fios”, e em 2017, com “Tempo de dentro”). “Fios” foi semifinalista do Prêmio Oceanos de Literatura 2015.
Seu livro Tatu-balão (Editora Aletria) foi escolhido para a campanha “Leia para uma criança” promovida pela Fundação Social do Itaú. Tatu-balão recebeu o selo “Altamente Recomendável” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
Seu livro mais recente, Biruta (em parceria com Odilon Moraes, Editora Moderna) recebeu o selo “Altamente Recomendável” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e foi selecionado para o catálogo da Feira de Bolonha 2019.
Biruta também recebeu o Prêmio da AEILIJ – Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil na categoria “Texto Infantil” e, posteriormente, foi escolhido como “Livro do Ano” pela mesma associação.
A autora celebrou o convite e agradeceu. “Fiquei muito feliz quando recebi o convite para ser a patronesse da Feira, até porque eu já fui à Feira do Livro de Sertãozinho outras vezes, e é um evento maravilhoso, ainda mais por lidar com o público jovem e infantil, que é uma das coisas que eu adoro. Então, estou muito feliz e só posso agradecer”, comentou, empolgada, Sônia Barros.
A 17ª Feira do Livro de Sertãozinho será de 04 a 07 de setembro, na Praça “Manoel Rodrigues Santinho” (Mané Gaiola).