O dia 28 de julho é o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, instituído pela Organização Mundial de Saúde. E o mês todo é dedicado à conscientização sobre as Hepatites Virais B e C, num movimento conhecido como Julho Amarelo.
“A proposta da campanha, é realizar testagens para hepatites virais, bem como dar aconselhamento para todos e encaminhar para realização de exames e tratamento, se indicados, nos casos positivos”, informa a assistente social da Secretaria Municipal de Saúde, Fábia Tolvo.
Com esse intuito, o Município de Sertãozinho está concentrando a realização dos testes rápidos nos dois Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) do município, conforme segue:
• CTA do Centro de Referência em Infectologia "Dr. João Batista Ortolan": de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h. Rua Pedro Bighetti, 910 – São João (anexo ao Centro de Saúde II).
• CTA do Complexo de Saúde “Dr. Edgard da Silveira Pagnano” de Cruz das Posses: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Rua Floriano Peixoto, nº 1.034.
Também serão realizadas duas ações abertas ao público em geral, sendo que o dia D acontecerá no dia 27, sábado:
• Dia 25 de julho, quinta-feira, das 8h às 15h, no Centro Esportivo Mogiana “Vereador Paulo Aparecido Braga”. O endereço é rua Washington Luiz, 2.123 - Jardim Alvorada.
• Dia 27 de julho, sábado, das 9h às 14h, na quadra anexa à EMEIF "Prefeita Maria Neli Mussa Toniello", localizada à rua Eugênia Mariano Rossin, 443 – Vila Áurea. Ação em parceria com a Associação Amigos Solidários de Sertãozinho.
O Ministério da Saúde estima que existam 1,7 milhões de brasileiros portadores do vírus da hepatite C e 756 mil portadores do vírus da hepatite B, porém, muitas pessoas não sabem que têm esses vírus. O conhecimento da existência da doença, principalmente nessa população, é o grande desafio, pois essas pessoas podem ter se contaminado no passado e não sabem que estão infectadas, por ser uma doença sem sintomas e de longa evolução.
Por isso, a recomendação de realização do teste para hepatites B e C pelo menos uma vez na vida, com o objetivo de diagnosticar e tratar o mais precocemente.